Na quarta-feira (05/02/2025), o Chocoa Amsterdam, um dos eventos mais importantes do setor de cacau e chocolate, deu início à sua programação com a presença de Marco Lessa, que foi convidado para abrir a cerimônia e proferir um discurso. Lessa, reconhecido por sua contribuição à indústria do cacau e considerado embaixador do produto no Brasil, foi o único orador estrangeiro na ocasião. Em seu discurso, ele ressaltou a necessidade de os países se unirem em defesa dos pequenos produtores de cacau, que, segundo ele, devem ser o foco principal das discussões no setor.
Lessa afirmou que, embora o debate sobre chocolate, insumos, produção e logística seja importante, o foco principal deveria ser o pequeno produtor. “É fundamental que os países se unam em torno dos pequenos produtores de cacau. Podemos debater chocolate, insumos, produção, logística, tudo, mas o foco principal deve ser o pequeno produtor de cacau”, afirmou durante sua fala.
O empresário também fez uma defesa do cacau brasileiro, que ocupa a sexta posição no ranking mundial de produtores, atrás de países como Costa do Marfim, Gana, Equador, Camarões e Nigéria. A área de cultivo no Brasil é estimada em cerca de 700 mil hectares, com uma produção superior a 200 mil toneladas em 2024. Lessa destacou que, apesar de estar atrás em volume, o Brasil tem se destacado pela qualidade de sua produção, especialmente nas regiões da Bahia e do Pará, que concentram a maior parte dos cultivos no país.
“O cacau brasileiro é um dos melhores do mundo e cada vez mais o país tem melhorado sua amêndoa e isso tem sido reconhecido com diversos prêmios vencidos por produtores, principalmente de Bahia e Pará, que são os dois maiores produtores do Brasil”, afirmou Lessa. Ele também é criador do Chocolat Festival, evento que já teve mais de 40 edições no Brasil e no exterior, e do Brasil Origem Week, uma feira que leva produtos brasileiros sustentáveis e autorais para o mercado internacional.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




