A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana avançou consideravelmente em seu mutirão para zerar a fila de exames e consultas, com quase 80% dos agendamentos realizados até o momento. Dos 15.207 cadastros feitos pela Central Municipal de Regulação, já foram agendados 11.887 procedimentos, entre 5.187 consultas e 6.700 exames. Com menos de 30 dias restantes, o mutirão caminha para a conclusão do seu objetivo.
O mutirão, iniciado em 8 de janeiro de 2025, tem como principal objetivo reduzir a espera por atendimentos médicos e exames especializados. Entre as especialidades mais solicitadas, destacam-se oftalmologia (1.038), cardiologia (479), otorrinolaringologia (436), neurologia (383) e angiologia (379), conforme dados da Central Municipal de Regulação.
A meta da gestão é concluir todos os agendamentos dentro de um prazo de 100 dias, com a expectativa de que, em breve, os 3.320 cadastros restantes – sendo 570 consultas e 2.750 exames – também sejam agendados. Para o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, o sucesso do mutirão evidencia o compromisso da administração em garantir o acesso à saúde para todos os cidadãos de Feira de Santana.
“Assumimos o compromisso de zerar a fila de exames e consultas em 100 dias e estamos trabalhando de forma contínua para assegurar o acesso à saúde de qualidade. O fato de já termos agendado quase 80% dos procedimentos em apenas 30 dias demonstra o comprometimento da administração municipal com a saúde pública e com o bem-estar da população”, afirmou Matos.
Além das consultas e exames realizados, o mutirão já contemplou também procedimentos em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, como endoscopias e colonoscopias, além de consultas com angiologistas, endocrinologistas e proctologistas. Entre os 9.450 exames cadastrados, o eletrocardiograma lidera com 604 solicitações, seguido por ultrassonografias do abdômen (579) e transvaginal (573), além de ecocardiografia transtorácica (486). Exames laboratoriais e de alta complexidade, como tomografias e ressonâncias magnéticas, também fazem parte do processo de regularização da fila.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




