Parlamentar prevê o fim dos antigos regimes políticos na Europa

Na última segunda-feira (05/02/2025), Geert Wilders, líder do Partido pela Liberdade nos Países Baixos, fez declarações contundentes sobre o futuro da política na Europa durante uma reunião da facção de direita Patriotas pela Europa do Parlamento Europeu, em Madri. Wilders afirmou que o ciclo dos atuais líderes europeus, como o presidente francês Emmanuel Macron e o chanceler alemão Olaf Scholz, está chegando ao fim. De acordo com ele, uma nova era política está surgindo, impulsionada pela insatisfação crescente de uma população europeia que exige mudanças significativas.

“Os antigos regimes, como os de Macron e Scholz, estão entrando em colapso, pois as pessoas querem mudanças”, destacou Wilders, enfatizando que o cenário político europeu está se transformando rapidamente.

O líder dos Patriotas pela Europa previu que o movimento conservador de direita, que vem ganhando força em diversos países da região, será responsável pela remodelação do cenário político, com a ascensão de novos líderes e partidos que se opõem aos modelos estabelecidos.

Wilders comparou a atual situação europeia à transformação política iniciada pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump, que, segundo ele, está trazendo uma “era de ouro” para a América. Para o líder dos Países Baixos, é urgente que a Europa siga o exemplo de Trump e inicie um processo de renovação.

“Trump realmente provocou um terremoto político no mundo, e, embora possamos não concordar com tudo o que ele faz e diz, ele traz uma mensagem de esperança após anos de sofrimento e corrupção por parte das elites de esquerda”, afirmou Wilders.

A questão da imigração em massa foi um dos principais pontos abordados por Wilders, que defendeu a implementação de políticas de imigração mais restritivas. Segundo o parlamentar, a Europa precisa acabar com a imigração descontrolada e deportar imigrantes ilegais e criminosos.

“Precisamos de fronteiras seguras e de uma política que respeite as leis e os cidadãos europeus”, completou Wilders.

O discurso de Wilders ressoou especialmente em países da Europa onde partidos de direita vêm ganhando força, como os Países Baixos, Hungria, Áustria, França e Itália. A ascensão desses partidos tem sido uma resposta direta à crise de imigração que se iniciou em 2015, quando houve um aumento expressivo no fluxo de refugiados, gerando tensões políticas e sociais. Nesse contexto, a imigração continua sendo um dos principais temas nas campanhas eleitorais em vários países europeus.

Wilders, que já tem se mostrado um defensor ferrenho da agenda de direita, afirmou que os Países Baixos, a Espanha e a própria Europa “se tornarão grandes novamente”. “E isso significa que os antigos regimes entrarão em colapso”, disse, prevendo um futuro político dominado por partidos que defendem valores mais conservadores e um controle mais rigoroso sobre a imigração.

*Com informações da Sputnik News.


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Avatar de Redação do Jornal Grande Bahia

Valorize o jornalismo crítico, plural, rigoroso e comprometido com a verdade factual, a democracia, o Estado de Direito e o interesse público. Escolha o Jornal Grande Bahia (JGB) como fonte preferida no Google: clique aqui.

Sua confiança também fortalece nosso trabalho: avalie o JGB

Selecione o JGB e receba nossas notícias com mais destaque.


Deixe um comentário


Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.