A Petrobras e a BPCL assinaram um contrato de exportação de petróleo que prevê a venda de até 6 milhões de barris por ano. O acordo, firmado em Nova Delhi, na Índia, visa estreitar a parceria entre as duas empresas e reforçar a presença da Petrobras no mercado indiano. A exportação está programada para começar ainda em 2025 e seguirá a modalidade framework, que oferece flexibilidade para adaptação às condições do mercado.
O diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser, explicou que a escolha da modalidade framework visa facilitar o processo de comercialização ao permitir negociações periódicas que se ajustem às condições do mercado. De acordo com ele, este modelo já foi testado e comprovado eficaz em negócios anteriores no setor.
“Este modelo facilita todo o processo de marketing. As partes negociam periodicamente, seguindo a realidade vigente do mercado e buscam um acordo comercial que seja compatível com suas alternativas. Se este acordo é alcançado, este contrato pré-aprovado acelera a operação”, afirmou Schlosser.
O acordo foi assinado durante a India Energy Week, evento realizado em Nova Delhi, onde executivos da Petrobras participaram de uma missão empresarial ao país. A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, também participou de um painel durante o evento, destacando a importância do contrato e da expansão da participação da Índia nas exportações da Petrobras.
“Espera-se com esse contrato aumentar a participação da Índia nas exportações de petróleo da Petrobras. Estamos sempre buscando clientes que valorizam a qualidade do petróleo exportado pela companhia”, disse Schlosser.
A Índia foi responsável por cerca de 4% das exportações de petróleo da Petrobras em 2024. O país, que é o terceiro maior importador de petróleo do mundo, supriu aproximadamente 85% de sua demanda de petróleo por meio de importações no ano passado. Com um crescimento econômico robusto e um aumento significativo na demanda energética, a Índia continua a ser um mercado estratégico para o petróleo brasileiro. O contrato com a BPCL é considerado um passo importante para fortalecer as relações comerciais entre as duas nações.
O acordo reflete o potencial de crescimento da demanda de petróleo na Índia, que deve continuar a se expandir com o aumento das necessidades energéticas devido ao seu desenvolvimento econômico. Com esse movimento, a Petrobras almeja consolidar-se como um fornecedor estratégico de petróleo para a Índia, ampliando sua base de clientes e sua participação no mercado asiático.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




