Na quinta-feira (27/02/2025), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciaram o edital para a construção do túnel imerso que ligará os municípios de Santos e Guarujá, localizados no litoral paulista. O leilão para o projeto ocorrerá em 1º de agosto de 2025, na B3, a bolsa de valores brasileira. O início das obras está previsto para 2026 e a conclusão para cinco anos após seu início.
A construção do túnel faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e será realizada por meio de uma parceria público-privada (PPP), com investimentos totais de R$ 5,96 bilhões. O acordo entre a União e o Estado de São Paulo foi firmado em fevereiro de 2024.
Durante a cerimônia realizada no Parque Valongo, no Porto de Santos, o presidente Lula destacou que a parceria é uma “histórica” e enfatizou o compromisso do governo federal em atender à população de forma eficaz, independentemente da orientação política. Lula afirmou que seu objetivo é trazer o Brasil à normalidade, promovendo uma relação civilizada entre os entes federados.
O governador Tarcísio de Freitas, por sua vez, lembrou que o projeto do túnel é aguardado pelos moradores da região há mais de um século. Ele mencionou intervenções anteriores e outras ações planejadas, destacando a obra como a “cereja do bolo”. A primeira menção ao túnel foi feita em 1924, há 101 anos, como afirmou Freitas.
O projeto prevê a construção do primeiro túnel imerso do Brasil, com 1,5 km de extensão, dos quais 870 metros estarão submersos. O túnel contará com três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos dedicados a pedestres e ciclistas. A obra visa reduzir significativamente o tempo de travessia entre Santos e Guarujá, que atualmente pode variar de 20 minutos a duas horas, dependendo das condições da balsa ou da rodovia.
O novo túnel será construído a uma profundidade de 21 metros, a fim de permitir a passagem dos navios de maior porte que frequentam o Porto de Santos. Para a execução do projeto, será utilizado o método de construção com blocos de concreto pré-moldados, que serão afundados no fundo do canal entre os dois municípios.
Além do anúncio do edital do túnel, o evento contou com a divulgação de outros projetos de infraestrutura, como o financiamento de R$ 2,4 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a expansão da Linha 2-Verde do metrô de São Paulo. A linha será prolongada por 8,3 quilômetros, com oito novas estações e integração com outras linhas do metrô.
Outro destaque foi o acordo extrajudicial de recuperação do fundo de pensão do Instituto Portus, que beneficiará 8,5 mil famílias de trabalhadores do setor portuário. A cerimônia também marcou a renovação antecipada da delegação do Porto Organizado de São Sebastião, que terá sua vigência estendida até 2057.
Com R$ 5,8 bilhões do Novo PAC, Governo Federal lança edital para construção do túnel Santos-Guarujá
Na quinta-feira, o Governo Federal anunciou o lançamento do edital para a construção do túnel imerso que conectará as cidades de Santos e Guarujá, no litoral paulista. A obra, com previsão de investimentos de R$ 5,8 bilhões, será viabilizada através de uma parceria público-privada e está inserida no contexto do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A escolha da empresa responsável pela construção ocorrerá por meio de leilão, marcado para agosto de 2025.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, que participou da cerimônia, ressaltou a importância do projeto para o futuro do país, destacando o foco nas relações republicanas e no desenvolvimento sustentável. Ele defendeu a implementação de ações de infraestrutura que ultrapassam os mandatos e que buscam melhorar as condições para as próximas gerações. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seu discurso, reforçou que a normalidade no governo exige a cooperação entre os entes federativos, sem distinções partidárias ou pessoais, com o objetivo de promover o bem-estar social.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também enfatizou a necessidade de superação das divergências políticas e a busca por consensos em favor da população, destacando o dia como um marco de vitória do investimento e entendimento. Freitas também mencionou que o projeto do túnel é uma demanda histórica de mais de 100 anos e será uma solução eficiente para os problemas de mobilidade entre os dois municípios.
A obra será a primeira do tipo submerso no Brasil e o maior túnel imerso da América Latina, com 1,5 km de extensão, dos quais 870 metros estarão submersos. O objetivo principal é reduzir significativamente o tempo de deslocamento entre Santos e Guarujá, que atualmente pode levar até uma hora devido ao uso de balsas e tráfego terrestre. A intervenção permitirá que o tempo de travessia seja reduzido para menos de cinco minutos, além de beneficiar a operação do Porto de Santos, com redução de custos logísticos e aumento da eficiência.
Além do túnel, o evento também tratou de outras iniciativas importantes para a infraestrutura paulista e nacional. O Novo PAC destinou R$ 2,4 bilhões ao Metrô de São Paulo, com a liberação de recursos para a Fase 1 da Linha Verde, que irá expandir a rede metroviária da capital paulista. Durante a cerimônia, também foram anunciados o acordo de Recuperação Definitiva do Fundo de Pensão Portus e a renovação do Convênio de Delegação do Porto de São Sebastião, ações que visam otimizar a gestão portuária no estado.
Participaram da cerimônia, além dos líderes mencionados, outras autoridades como o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.
*Com informações da Agência Brasil.

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