Na manhã desta terça-feira (18/02/2025), a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Feira de Santana realizou a retirada de lixo acumulado em um imóvel no Corredor dos Araçás, pertencente a um morador com Síndrome de Diógenes. A ação visa combater os riscos à saúde e ao meio ambiente, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que fornecerá acompanhamento contínuo ao morador para tratamento.
A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) executou, nesta terça-feira (18/02/2025), a retirada de uma grande quantidade de lixo acumulado em uma residência localizada no Corredor dos Araçás, em Feira de Santana. O imóvel pertence a Machado de Assis, um morador diagnosticado com Síndrome de Diógenes, um transtorno psicológico caracterizado pela dificuldade em descartar objetos e o acúmulo de itens sem utilidade. A ação foi realizada devido a preocupações com a saúde do morador e os impactos ambientais causados pelo acúmulo de resíduos.
Os materiais retirados do imóvel foram predominantemente garrafas, sacos plásticos, retalhos, móveis velhos e outros objetos inutilizados. A quantidade de lixo era tão grande que foi necessária a utilização de uma caçamba para transportar o material. De acordo com Machado de Assis, a iniciativa partiu de um amigo, que o ajudou a buscar assistência.
“Eu já estava doente e precisava mudar. Agora pretendo manter a casa limpa e buscar uma nova forma de trabalho, pois não posso mais carregar peso”, declarou o morador, após a remoção do lixo.
A SESP, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferece acompanhamento a pessoas que sofrem de transtornos como a Síndrome de Diógenes. O assistente social Hamilton de Santos, da SESP, informou que a equipe realiza visitas periódicas e, quando necessário, aciona serviços de apoio como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
“Em Feira de Santana, o número de casos é alto e aumentou ainda mais depois da pandemia. Muitas vezes, só conseguimos retirar os materiais quando o morador percebe que não tem mais condições de continuar acumulando”, explicou Santos.
Com a limpeza do imóvel, o morador continuará recebendo o suporte dos serviços de assistência social e saúde do município, que garantirão o acompanhamento contínuo para o seu tratamento e bem-estar.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




