O tenista brasileiro João Fonseca, de apenas 18 anos, escreveu seu nome na história do tênis nacional ao conquistar neste domingo (16/02/2025) o título do ATP 250 de Buenos Aires, seu primeiro troféu no circuito profissional. O carioca venceu na final o argentino Francisco Cerundolo, número 1 da Argentina e 28º do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (1). Com a vitória, Fonseca se tornou o brasileiro mais jovem a vencer um título no circuito da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), um feito que marca sua ascensão no cenário internacional.
Ao longo da competição, Fonseca demonstrou grande consistência e técnica, superando adversários de peso. O tenista carioca iniciou o torneio na 99ª posição no ranking mundial, mas com a conquista do título, galgou 31 posições e alcançou o 68º lugar no ranking. Essa mudança, que será oficialmente atualizada na próxima segunda-feira, é um reflexo direto da excelente campanha de Fonseca em Buenos Aires.
“É incrível. O que eu estou vivendo é inacreditável. Quero agradecer a minha família, amigos e patrocinadores por me ajudarem a realizar o meu sonho que é jogar tênis. É claro que quero ser o número 1, quero ganhar títulos, mas meu sonho é apenas jogar tênis”, declarou Fonseca em entrevista após a vitória.
A conquista de Fonseca não passou despercebida pelos colegas de profissão. O tenista espanhol Carlos Alcaraz, ex-número 1 do mundo e atualmente número 3, celebrou o feito do brasileiro em suas redes sociais, parabenizando-o pela vitória. Este reconhecimento é mais um reflexo da ascensão meteórica de Fonseca no tênis mundial, que já começa a atrair a atenção de grandes nomes da modalidade.
Durante sua trajetória até o título em Buenos Aires, Fonseca obteve cinco vitórias, sendo quatro delas contra argentinos: Tomás Martin Etchevery (44º no ranking), Frederico Coria (115º), Mariano Navone (47º) e Francisco Cerundolo (28º), além de uma vitória contra o sérvio Laslo Djere (112º). Essa sequência de triunfos consolidou Fonseca como uma das grandes promessas do tênis mundial.
Apesar da grande conquista, a comemoração de Fonseca terá de ser adiada, pois o jovem tenista já se prepara para a sua estreia no ATP 500 Rio Open, no Rio de Janeiro, na próxima terça-feira (17). Fonseca enfrentará o francês Alexandre Muller (58º no ranking) na primeira rodada, em mais uma oportunidade de consolidar seu nome entre os melhores do circuito.
Além da vitória de Fonseca, o dupla brasileira formada pelo gaúcho Rafael Matos e o mineiro Marcelo Melo também teve destaque em Buenos Aires, mas ficou com o vice-campeonato. Na final, a parceria brasileira foi superada pelo time composto pelo argentino Guido Andreozzi e o francês Theo Arribage, que venceram após um tie-break disputado, com o placar de 2 sets a 1 (7/5, 4/6 e 10/7).
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




