O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (Arco), Edemundo Ferreira Gressler, foi reeleito para o triênio 2025/2028. A votação ocorreu durante a Assembleia Ordinária, que também teve como pauta a prestação de contas do ano fiscal 2024. A nova formação da diretoria incluiu a renovação de um terço dos 27 membros, compostos por presidente, vice-presidentes, secretários, tesoureiros e representantes dos Conselhos Fiscal e Consultivo.
Gressler destacou que a reeleição reflete o reconhecimento dos associados ao trabalho desenvolvido nos últimos anos. Segundo ele, a continuidade das atividades da Arco fortalece o fomento e desenvolvimento da ovinocultura brasileira. O dirigente ressaltou que a entidade é delegada pelo Ministério da Agricultura para o registro genealógico de todas as raças ovinas do Brasil.
O presidente reeleito afirmou que a Arco tem papel relevante no desenvolvimento da ovinocultura, setor que contribui para a fixação das famílias no campo. Atualmente, o Brasil possui mais de 20 milhões de ovinos, sendo cerca de 12 milhões criados na Região Nordeste, principalmente em pequenas propriedades. Gressler enfatizou a necessidade de manter a atuação da associação na orientação e capacitação de criadores, buscando ampliar a utilização de novas tecnologias em reprodução, nutrição e sanidade.
Durante a Assembleia, foram apresentadas as ações desenvolvidas pela gestão anterior, com destaque para parcerias com Secretarias da Agricultura estaduais, Emater e Sebrae Nacional. Em 2024, a Arco conduziu um estudo sobre as oportunidades da ovinocultura brasileira. A entidade também foi reconhecida pela estruturação de um corpo técnico capacitado, que auxilia os criadores na seleção de animais e disseminação de boas práticas no setor.
Nova diretoria da Arco para o triênio 2025/2028
Presidente: Edemundo Ferreira Gressler – RS
Primeira vice-presidente: Elisabeth Amaral Lemos – RS
Segundo vice-presidente: Francisco Manoel Nogueira Fernandes – SP
Terceiro vice-presidente: Suetônio Vilar Campos – PB
Quarto vice-presidente: Alexandre José Valença Marques – PE
Primeiro secretário: Rafael Gargioni Paim – RS
Segunda secretária: Cristina Soares Ribeiro – RS
Primeiro tesoureiro: Sérgio de Menezes Munõz – RS
Segunda tesoureira: Neli Lúcia Coradini Abascal – RS
Conselho Fiscal
Titulares
- Manoel Francisco Zirbes Rodrigues – RS
- Fernando Gazapina Martins – RS
- Teófilo Pereira Garcia de Garcia – RS
Suplentes
- Gustavo Caringi de Oliveira Velloso – RS
- Heber da Rosa Farias – RS
- Lucas Garcia dos Santos – RS
Conselho Consultivo
- Joselito Araújo Barbosa – BA
- Eduardo Silveira Carvalho – RS
- José Volni Costa – SC
- Marco Antônio Cabral Maranhão – AL
- Jesus Arriel Cones Júnior – SP
- Marcos Boechat Lopes de Souza – DF
- Jorge Augusto Szczypior – PR
- Rodrigo Philipe Franciosi de Galleas – PR
- Jean Carlos Capelli – SC
- Pedro de Alcântara Martins Junior – PB
- Pedro Rocha de Abreu Filho – PR
- Sandoval Inácio Carneiro – GO
A reeleição da diretoria da Arco reafirma a continuidade das políticas voltadas para o desenvolvimento da ovinocultura no Brasil. A entidade segue fortalecendo a capacitação dos criadores, promovendo parcerias estratégicas e assegurando a qualidade no registro genealógico das raças ovinas. A nova gestão buscará ampliar a adoção de tecnologias e a sustentabilidade da cadeia produtiva.










Deixe um comentário