Bahia fecha Carnaval 2025 com números positivos na gestão de Saúde, diz secretária Roberta Santana

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), sob a liderança de Roberta Santana, apresentou um balanço positivo sobre a gestão da saúde durante o Carnaval 2025. O número de ocorrências médicas nos circuitos da festa registrou uma redução de 12,6%, totalizando 111 atendimentos em 2025, comparados aos 238 atendimentos de 2024. Esse dado reflete um trabalho eficaz de prevenção e fortalecimento das estruturas de saúde em Salvador e outras regiões do estado.

A secretária, Roberta Santana, avaliou a diminuição dos atendimentos como uma consequência direta das ações preventivas implementadas no evento, destacando o reforço na rede de saúde com a realização de 3.000 plantões extras nos hospitais do estado.

“A redução no número de ocorrências, mesmo com um aumento do público, reflete a eficácia do trabalho de prevenção e a ação conjunta com a Secretaria de Segurança Pública”, declarou Santana.

A maior parte dos atendimentos, aproximadamente 75%, ocorreu no Hospital Geral do Estado (HGE), com 84 atendimentos, seguidos por outras unidades como o Hospital Menandro de Faria e o Hospital Eládio Lasserre, que realizaram atendimentos menores. Sete unidades hospitalares que atuaram durante o Carnaval de 2024 não registraram nenhum atendimento em 2025, indicando uma redução nas ocorrências graves.

Prevenção às ISTs

A ação “Camisinha Tá Na Mão”, promovida pela Sesab em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), distribuiu mais de 1,3 milhão de preservativos durante o Carnaval, um aumento de quase 450 mil unidades em relação a 2024. Além disso, a Sesab realizou 18.201 testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), incluindo HIV, sífilis e hepatites, em diversos pontos de Salvador, Rio de Contas e Porto Seguro. Os testes realizados em Salvador resultaram em 38 positivos para HIV, 8 para hepatite B e 16 para hepatite C, além de 297 casos de sífilis, dos quais 74 pessoas iniciaram tratamento imediato.

Em Rio de Contas e Porto Seguro, os atendimentos também ocorreram em grande escala, com 1.004 e 495 atendimentos, respectivamente. Em Porto Seguro, 38 pessoas testaram positivo para sífilis, e 12 delas começaram o tratamento no local.

Acolhimento a mulheres vítimas de Violência

No âmbito do atendimento a mulheres vítimas de violência sexual, o Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual no Hospital da Mulher em Salvador não registrou ocorrências durante o Carnaval. A unidade visa acolher mulheres cis e trans a partir dos 12 anos de idade, que tenham sido expostas a situações de abuso e violência sexual.

Corregedoria e Hemoba

Durante o período carnavalesco, a Corregedoria da Saúde inspecionou 12.899 profissionais de saúde, verificando as escalas de plantão nas unidades de saúde em Salvador e no interior. A Hemoba, responsável pela coleta de sangue, também atuou com horários especiais nos postos de coleta, tendo registrado a doação de 717 bolsas de sangue.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading