A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), sob a liderança de Roberta Santana, apresentou um balanço positivo sobre a gestão da saúde durante o Carnaval 2025. O número de ocorrências médicas nos circuitos da festa registrou uma redução de 12,6%, totalizando 111 atendimentos em 2025, comparados aos 238 atendimentos de 2024. Esse dado reflete um trabalho eficaz de prevenção e fortalecimento das estruturas de saúde em Salvador e outras regiões do estado.
A secretária, Roberta Santana, avaliou a diminuição dos atendimentos como uma consequência direta das ações preventivas implementadas no evento, destacando o reforço na rede de saúde com a realização de 3.000 plantões extras nos hospitais do estado.
“A redução no número de ocorrências, mesmo com um aumento do público, reflete a eficácia do trabalho de prevenção e a ação conjunta com a Secretaria de Segurança Pública”, declarou Santana.
A maior parte dos atendimentos, aproximadamente 75%, ocorreu no Hospital Geral do Estado (HGE), com 84 atendimentos, seguidos por outras unidades como o Hospital Menandro de Faria e o Hospital Eládio Lasserre, que realizaram atendimentos menores. Sete unidades hospitalares que atuaram durante o Carnaval de 2024 não registraram nenhum atendimento em 2025, indicando uma redução nas ocorrências graves.
Prevenção às ISTs
A ação “Camisinha Tá Na Mão”, promovida pela Sesab em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), distribuiu mais de 1,3 milhão de preservativos durante o Carnaval, um aumento de quase 450 mil unidades em relação a 2024. Além disso, a Sesab realizou 18.201 testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), incluindo HIV, sífilis e hepatites, em diversos pontos de Salvador, Rio de Contas e Porto Seguro. Os testes realizados em Salvador resultaram em 38 positivos para HIV, 8 para hepatite B e 16 para hepatite C, além de 297 casos de sífilis, dos quais 74 pessoas iniciaram tratamento imediato.
Em Rio de Contas e Porto Seguro, os atendimentos também ocorreram em grande escala, com 1.004 e 495 atendimentos, respectivamente. Em Porto Seguro, 38 pessoas testaram positivo para sífilis, e 12 delas começaram o tratamento no local.
Acolhimento a mulheres vítimas de Violência
No âmbito do atendimento a mulheres vítimas de violência sexual, o Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual no Hospital da Mulher em Salvador não registrou ocorrências durante o Carnaval. A unidade visa acolher mulheres cis e trans a partir dos 12 anos de idade, que tenham sido expostas a situações de abuso e violência sexual.
Corregedoria e Hemoba
Durante o período carnavalesco, a Corregedoria da Saúde inspecionou 12.899 profissionais de saúde, verificando as escalas de plantão nas unidades de saúde em Salvador e no interior. A Hemoba, responsável pela coleta de sangue, também atuou com horários especiais nos postos de coleta, tendo registrado a doação de 717 bolsas de sangue.











Deixe um comentário