O Brasil e a Argentina se enfrentam nesta terça-feira (25/03/2025), às 21 horas, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, no 110º clássico entre as seleções. A partida é válida pela 14ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 e será transmitida por várias plataformas do Grupo Globo, incluindo Rede Globo, SporTV e Globoplay.
O confronto, que começou em 1914, se consolidou como um dos mais importantes do futebol mundial. Até hoje, foram realizados 109 jogos entre as equipes, com o Brasil conquistando 43 vitórias, contra 40 da Argentina, além de 26 empates. O Brasil também marcou 165 gols, enquanto a Argentina anotou 160.
No histórico das Eliminatórias, o Brasil possui uma leve vantagem sobre a Argentina, com quatro vitórias, três empates e três derrotas em dez confrontos.
Principais resultados
Ao longo dos anos, os principais resultados entre Brasil e Argentina ocorreram em diversas competições. Na Copa do Mundo de 1982, a Seleção Brasileira, sob o comando de Telê Santana, venceu a Argentina por 3 a 1 em Barcelona, na segunda fase. Zico, Serginho e Júnior marcaram para o Brasil, enquanto Ramon Diáz, atual técnico do Corinthians, descontou para os argentinos.
Pelas Copa América, o Brasil teve resultados marcantes contra a Argentina, especialmente em 2004 e 2007. Em 2004, no Estádio Nacional de Lima, empatou por 2 a 2 e venceu nos pênaltis por 4 a 2, com destaque para o gol de Adriano nos acréscimos. Em 2007, na Venezuela, o Brasil venceu por 3 a 0, com gols de Júlio Baptista, Roberto Ayala (contra) e Daniel Alves.
A Seleção Brasileira também obteve destaque na Copa das Confederações de 2005, vencendo a Argentina por 4 a 1 em Frankfurt, na Alemanha. Adriano (duas vezes), Kaká e Ronaldinho Gaúcho marcaram para o Brasil.
Superclássico das Américas
O Superclássico das Américas, mais tarde conhecido como Superclássico das Américas, reuniu as seleções em 14 edições, sendo o Brasil vencedor em 11 delas, com títulos em anos como 1914, 1963, 2011, 2012 e 2014. No mais recente confronto, realizado em 11 de outubro de 2014 em Pequim, o Brasil venceu por 2 a 0, com dois gols de Diego Tardelli.
Artilheiros
O maior artilheiro brasileiro no confronto contra a Argentina é Pelé, com oito gols. Sua estreia pela Seleção Brasileira, em 1957, foi marcada por um gol contra a Argentina, na Copa Roca no Maracanã. Leônidas da Silva segue com sete gols, enquanto Ronaldo anotou cinco gols. Outros jogadores, como Ademir de Menezes, Nilo, Delém e Rivaldo, marcaram quatro gols cada.
Vitórias expressivas
A maior vitória do Brasil sobre a Argentina ocorreu em 1945, na Copa Roca, quando venceu por 6 a 2 em São Januário, no Rio de Janeiro. Ademir Menezes (2), Leônidas da Silva, Zizinho, Heleno de Freitas e Chico marcaram para o Brasil. Outro resultado expressivo foi a vitória por 5 a 1 em 1960, na Taça do Atlântico, com gols de Pepe (2), Pelé, Chinesinho e Delém.
Confronto atual
O encontro desta terça-feira (25/03) no Monumental de Nuñez será mais um capítulo importante dessa rivalidade histórica, com ambas as seleções buscando a vitória nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




