A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, nesta quinta-feira (27/02/2025), em segunda votação, um projeto de lei que declara a Festa de Santa Bárbara como patrimônio imaterial do município. A festa, realizada anualmente no Centro de Abastecimento, é organizada pelos feirantes que atuam no local. O projeto foi de autoria do vereador Pedro Américo (Cidadania) e visa oficializar o reconhecimento da manifestação cultural como patrimônio local.
A proposta autoriza a Prefeitura a adotar as providências necessárias para promover ações relacionadas à nova condição da festa. A Festa de Santa Bárbara, celebrada no dia 4 de dezembro, homenageia Santa Bárbara, considerada padroeira dos feirantes, e que, no sincretismo religioso, é chamada de Iansã. O evento atrai fiéis, comerciantes e moradores da comunidade, tornando-se um marco para a cidade.
O vereador Pedro Américo destacou, durante seu pronunciamento, que a festa é caracterizada por atividades culturais, como roda de samba e o tradicional caruru, servido há cerca de cinquenta anos. Segundo ele, o forte engajamento da população e a tradição da festa demonstram o reconhecimento popular da manifestação cultural.
“Acreditamos que a festa merece este reconhecimento formal como patrimônio cultural imaterial de Feira de Santana”, afirmou o parlamentar. O projeto agora segue para sanção do prefeito José Ronaldo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




