Na quarta-feira (12/03/2025), representantes dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro e dirigentes da CBF se reuniram para aprovar importantes novidades para a temporada de 2025. Entre as medidas aprovadas, destacam-se o Comitê Consultivo de Arbitragem Internacional, o Sistema de Bolas Múltiplas, a paralisação do torneio durante o Mundial de Clubes e a adoção do Protocolo Global de Combate ao Racismo.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, enfatizou a importância do diálogo na reunião.
“Foi uma reunião de alto nível, todos os pontos abordados foram trabalhados e estamos sempre de portas abertas”, disse.
Além disso, ele destacou o crescimento da competição, mencionando que, nas últimas edições, a média de público ultrapassou os 25 mil torcedores por partida.
Comitê Consultivo Internacional de Arbitragem
Uma das inovações mais significativas será a criação do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais de Arbitragem. Formado por árbitros renomados como Nicola Rizolli (Itália), Nestor Pitana (Argentina) e Sandro Meira Ricci (Brasil), o comitê terá a função de avaliar as decisões tomadas pelos árbitros nas partidas da competição.
O novo sistema de arbitragem será integrado a uma equipe técnica formada por profissionais como Rodrigo Cintra, Luiz Flávio de Oliveira e Marcelo Van Gasse.
Sistema de Bolas Múltiplas
O Brasileirão 2025 adotará o Sistema de Bolas Múltiplas, uma técnica usada na Premier League para agilizar a reposição de bolas. Com 15 bolas posicionadas ao redor do campo, o jogador poderá retirar uma bola diretamente de um suporte, otimizando o tempo de jogo. O gandula será responsável apenas por reabastecer os suportes com novas bolas.
Paralisação durante o Mundial de Clubes
A competição será paralisada de 15 de junho a 13 de julho de 2025, período em que quatro clubes brasileiros (Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Botafogo) disputarão o Mundial de Clubes da FIFA, nos Estados Unidos. Durante este período, os clubes restantes poderão realizar intertemporadas ou excursões internacionais.
Protocolo Global de Combate ao Racismo
O Brasileirão 2025 também adota o Protocolo Global de Combate ao Racismo, já implementado pela FIFA. Esse protocolo envolve a comunicação de atos racistas por meio de um gesto específico, que consiste em cruzar os braços em forma de “X”. Além disso, a CBF reforçou seu compromisso com o combate à discriminação no esporte.
“Seremos extremamente vigilantes no combate ao racismo em todas as partidas com a instrução para o acionamento do Protocolo Global, se necessário”, afirmou Rodrigo Cintra, gestor da Comissão de Arbitragem.
Limite de estrangeiros e protocolo de concussão
Outra novidade será a manutenção do limite de até nove jogadores estrangeiros por time, medida implementada em 2024. Além disso, o Protocolo de Concussão, que permite uma substituição extra em caso de lesões cerebrais, será adotado nesta edição. O atleta substituído ficará afastado pelo período mínimo de 5 dias.
Bola oficial do Campeonato e sistema de disputa
A bola oficial do Brasileirão 2025 será a Nike Flight 25, com novo design. O sistema de disputa permanece inalterado, com 19 rodadas no primeiro turno e 19 no returno, sendo a última rodada prevista para 21 de dezembro. O campeonato se estenderá por 10 meses, com início marcado para 29 de março.
Inscrição de atletas
Os clubes poderão inscrever de 35 a 50 atletas, com prazos para alterações definidos até a 23ª rodada, prevista para 12 de setembro. As substituições de atletas deverão ocorrer até 3 de outubro.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




