Nesta quarta-feira (19/03/2025), a zona rural de Feira de Santana celebrou o Dia de São José, data de grande importância para os agricultores locais. De acordo com a crença popular, a chuva neste dia é considerada um sinal de boa colheita, sendo associada ao padroeiro da agricultura. A festividade foi registrada durante a sessão da Câmara Municipal, quando o vereador Luiz da Feira (PP) destacou a importância da data para o campo:
“Na roça, sempre ficamos muito felizes esperando a chuva para garantir a nossa produção”, afirmou o parlamentar.
O vereador Jurandy Carvalho (PSDB) também comentou sobre o simbolismo do Dia de São José para a agricultura local, destacando a importância da data como referência para o início do plantio de diversas culturas. “Quem planta milho hoje, colhe no São João. É uma data importante para os trabalhadores do campo, e não poderíamos deixar de registrar o dia do nosso padroeiro da agricultura”, ressaltou Carvalho, enfatizando a relevância do período para a produção agrícola da região.
Além de ser um momento de fé, a data também representa o início do ciclo de plantio de diversas culturas. Para muitos produtores da região, a chuva no Dia de São José indica um bom início de colheita e a garantia de uma safra favorável. Com isso, o ciclo agrícola da região ganha um impulso significativo, sendo uma das principais referências no calendário agrícola da zona rural de Feira de Santana.










Deixe um comentário