O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, afirmou que sua decisão de não concorrer à reeleição na direção estadual do partido tem como principal motivação o compromisso com a renovação dos quadros da legenda. Em entrevista à Rádio Baiana FM, ele destacou a importância de ampliar a participação de novas lideranças e de fortalecer o debate interno para aproximar o PT da atual configuração da classe trabalhadora.
Segundo Éden, a renovação do partido é defendida pelo senador Jaques Wagner e tem como objetivo adaptar o PT às mudanças sociais e econômicas ocorridas desde sua fundação. O presidente da legenda declarou que sua prioridade agora é cumprir seu mandato e coordenar um Processo de Eleição Direta (PED) transparente, garantindo ampla participação da militância e equilíbrio na disputa entre as diferentes correntes internas.
“Esperamos fazer um grande PED, um processo transparente, limpo e com igualdade de disputa. O objetivo é garantir que o PT siga renovado, inovado e conectado com a luta da classe trabalhadora”, afirmou Éden Valadares.
Novas lideranças no PT da Bahia
Éden citou novos nomes que já anunciaram suas candidaturas para a direção estadual do partido, incluindo Liu, do MST; Ellen Coutinho, membra do Diretório Nacional do PT; e Sandro Magalhães, presidente do PT de Serrinha. Para ele, a renovação é fundamental para a evolução da legenda diante das transformações da sociedade.
“Já cumpri meu ciclo, assim como Jonas e Everaldo também cumpriram. Agora é o momento de permitir que novas lideranças surjam para aproximar o PT dessa nova classe trabalhadora, que é muito diferente daquela de quando fundamos o partido em 1980”, declarou.
Contribuições na presidência do PT
Com uma trajetória que inclui movimentos estudantis, cargos nos governos estadual e federal e campanhas eleitorais, Éden afirmou que sua gestão no PT buscou aprimorar a transparência financeira do partido. Entre as medidas implementadas, destacou o controle das finanças da legenda, a profissionalização da administração dos recursos partidários e a adoção de critérios mais democráticos na distribuição do Fundo Eleitoral.
Além disso, ele ressaltou os avanços da legenda na área da comunicação, investindo na digitalização dos canais de contato com a militância e ampliando a interação com a imprensa. O partido também trabalha na territorialização da legenda no estado por meio dos Encontros Territoriais do PT.
“Atualizar a comunicação do PT foi um grande desafio. Quando assumimos, o partido ainda operava de forma muito analógica. Fizemos investimentos em pessoal, qualificação da equipe e fortalecimento das mídias digitais para aproximar a legenda de sua militância”, explicou.










Deixe um comentário