O município de Feira de Santana completou nesta terça-feira (18/03/2025) cinco anos desde o início das medidas de distanciamento social adotadas para conter o avanço da Covid-19. O cenário atual registra estabilidade, sem mortes pela doença há quase cinco meses, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com o boletim epidemiológico, o último óbito causado pela Covid-19 no município ocorreu em 22 de outubro de 2024. Os registros de casos também apresentaram queda significativa. Nos anos de maior impacto, 2020 e 2021, a cidade contabilizou 19.919 e 32.138 casos, respectivamente. Em 2024, foram notificados 444 casos, representando redução superior a 1.000%. Até o momento, em 2025, foram registrados 50 casos.
O primeiro caso da doença em Feira de Santana foi confirmado no dia 06 de março de 2020, quando uma moradora retornou da Europa com sintomas e teve o diagnóstico confirmado pelo laboratório da Fiocruz. Este também foi o primeiro caso registrado na Bahia e no Nordeste.
A vacinação foi um dos principais fatores de controle da pandemia no município, contribuindo para a diminuição das infecções, casos graves e óbitos. A vacina contra a Covid-19 permanece disponível de segunda a sexta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Saúde da Família (USF).
As unidades do programa “Saúde na Hora” oferecem horário estendido, das 8h às 20h30, nas seguintes localidades:
- Campo Limpo I, IV, V e VI
- Liberdade I, II e III
- Queimadinha I, II e III
- George Américo III e IV
- Parque Ipê I, II e III
- Videiras I, II e III
- Rua Nova II, III e Barroquinha
Para facilitar o diagnóstico e o tratamento precoce, o exame RT-PCR é disponibilizado gratuitamente nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nas policlínicas municipais.
O Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho Lêda (CSE) também realiza o teste de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h, sem necessidade de agendamento.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




