Feira de Santana: Embasa anuncia “Plano de Segurança da Água” e investimentos na rede de esgoto da Bacia do Pojuca

Na tarde de terça-feira (26/03/2025), o diretor regional da Embasa, Raimundo Neto, anunciou a implementação do Plano de Segurança da Água, que visa assegurar que o abastecimento da população não ofereça riscos após passar pelas etapas de tratamento. O anúncio foi feito durante uma Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal de Feira de Santana, que abordou os desafios enfrentados pelos rios Jacuípe e Paraguaçu, fontes de água para aproximadamente sete milhões de baianos, incluindo as cidades de Feira de Santana e Salvador.

O encontro, promovido pelos vereadores Jurandy Carvalho (PSDB) e Ismael Bastos (PL), reuniu autoridades e gestores de órgãos responsáveis pelo abastecimento e preservação do meio ambiente. Durante o evento, Raimundo Neto destacou a importância de cuidados além das tradicionais estações de tratamento de água e reservatórios. Segundo ele, é necessário um monitoramento rigoroso da água consumida pela população, destacando que “não basta apenas ter uma base de estação de tratamento, é preciso cuidar da água que chega até as famílias”.

O gerente regional da Embasa explicou que o manejo de resíduos sólidos e drenagem de água pluvial são questões fundamentais para a qualidade da água fornecida à população. Ele ainda informou que, nos últimos anos, a empresa tem se concentrado em melhorar o abastecimento de água em Feira de Santana, destacando que 98,5% da população urbana e rural da cidade é atendida pelo serviço de abastecimento de água da Embasa. Este fornecimento é proveniente dos rios Paraguaçu e Jacuípe, além da barragem Pedra do Cavalo, que está sob a gestão da Embasa e segue mais de 80 parâmetros de controle de qualidade da água distribuída.

Ainda no evento, Raimundo Neto ressaltou que a Embasa atende 40 municípios da região, sendo Feira de Santana a única cidade com três grandes bacias de esgotamento sanitário. A bacia do Jacuípe apresenta 89% de cobertura de rede sanitária, a bacia do Subaé alcança 83%, e a bacia do Pojuca está em processo de melhorias, com investimentos previstos para a expansão da rede de esgoto.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading