Moradores da rua Concórdia, no bairro Caseb, denunciaram à Câmara Municipal de Feira de Santana que a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) teria feito o entroncamento irregular da rede de esgoto da localidade à rede fluvial do Município, que desemboca na Lagoa Grande e segue até o Rio Pojuca. A denúncia foi apresentada pelo vereador Lulinha (UB) durante sessão na Câmara Municipal, nesta terça-feira (26/03/2025).
Segundo o vereador, o problema foi identificado em uma reunião com a comunidade, que relatou o impacto ambiental gerado pelo descarte de dejetos sanitários na rede pluvial. A ação, que teria ocorrido há dois anos, é vista como a causa de contaminação direta dos mananciais, agravando a poluição da Lagoa Grande e do Rio Pojuca. Lulinha afirmou que os moradores estão insatisfeitos com a situação, que tem gerado mau cheiro e morte de animais, conforme informado por residentes.
Os moradores, ainda segundo o vereador, já procuraram a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) para solicitar uma solução para o problema. A Embasa teria se comprometido a enviar uma equipe para realizar a drenagem de forma adequada. Contudo, o vereador também mencionou que há outras ruas no bairro que enfrentam o mesmo problema de entroncamento inadequado entre a rede de esgoto e a pluvial.
Além das questões ambientais, os moradores expressaram insatisfação com a cobrança da taxa de esgoto, equivalente a 80% do valor da conta de água. A comunidade está preparando uma ação judicial para reaver esses valores, uma medida que deve ser apoiada pelo vereador, que também sugeriu a realização de uma audiência pública para discutir a situação e buscar alternativas de solução.











Deixe um comentário