A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana (SMS) está avançando nas ações necessárias para obter a certificação de eliminação da transmissão vertical de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como HIV, sífilis, hepatites B e C, e também da doença de Chagas. O processo envolve diversas etapas e tem como foco principal o fortalecimento do pré-natal nas Unidades de Saúde da Família (USFs).
No dia 20 de março, a equipe da Vigilância Epidemiológica (VIEP) realizou a segunda reunião de planejamento no auditório da Faculdade Estácio. O encontro teve como principal objetivo discutir a importância da prevenção nas unidades de saúde e analisar os indicadores que avaliam o impacto das doenças, além dos processos de monitoramento.
A coordenadora da VIEP, Verena Liberal, enfatizou que o fortalecimento do pré-natal na rede municipal é um ponto fundamental para garantir a saúde da mãe e do bebê.
“Nosso objetivo é que Feira de Santana obtenha a certificação e integre a lista de municípios que eliminaram a transmissão vertical, que ocorre da gestante para o bebê durante a gravidez”, afirmou.
De acordo com os dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), a taxa de incidência de sífilis congênita em 2024 foi de 4,96 casos para cada mil habitantes. No mesmo ano, a transmissão vertical do HIV foi zerada, assim como a prevalência de hepatite B em crianças menores de cinco anos.
A cobertura do pré-natal também apresenta dados positivos, com 88,21% das gestantes atendidas na rede pública e privada tendo realizado pelo menos quatro consultas durante a gestação. Nas unidades municipais, esse índice foi de 72,42% no ano anterior.
A análise da situação do município levou à definição de estratégias que visam alcançar a certificação e posicionar Feira de Santana como a 10ª cidade da Bahia a obter o selo, que reconhece a qualidade da assistência no pré-natal, parto, puerpério e acompanhamento da criança.








Deixe um comentário