O vereador Jurandy Carvalho (PSDB) denunciou, em audiência pública realizada na tarde de terça-feira (26/03/2025), na Câmara Municipal, que a Prefeitura de Feira de Santana está permitindo a construção de casas nas nascentes do rio Jacuípe, importante fonte de abastecimento de água para cerca de sete mil baianos. A audiência, proposta pelo próprio vereador e pelo colega Ismael Bastos (PL), teve como objetivo discutir os impactos da poluição no rio Jacuípe.
Durante seu pronunciamento, Jurandy Carvalho afirmou que a gestão municipal está sendo permissiva ao permitir construções em áreas de preservação ambiental, como nascentes, e criticou a falta de tratamento adequado dos esgotos na cidade.
“Já foram destruídas as lagoas do Berreca e do Prato Raso para construção de redes de supermercados. A lagoa do Tanque da Nação foi aterrada, um absurdo. Estão matando nossa cidade”, afirmou o vereador, demonstrando preocupação com a degradação ambiental.
Além de criticar a gestão municipal, o vereador também cobrou providências da Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento), solicitando a criação de cinturões verdes para evitar novas construções em áreas de mananciais e rios. Ele sugeriu a implementação de medidas preventivas em locais como o bairro Feira X e o Matadouro do Campo do Gado, que são áreas de preservação de rios e riachos.
“É necessário um grande mutirão para sermos fiscais ambientais da cidade. O problema não é só da Prefeitura ou dos órgãos competentes, mas de todos nós como cidadãos. O descaso é nosso também, pois jogamos lixo em locais inadequados e não esperamos a coleta”, afirmou o vereador.
A audiência pública contou com a presença de diversas autoridades e gestores de órgãos municipais e estaduais, que discutiram as medidas a serem adotadas para melhorar o saneamento básico e a preservação dos recursos hídricos de Feira de Santana.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




