Na quarta-feira (19/03/2025), as Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram o lançamento de uma operação terrestre no centro e sul da Faixa de Gaza. O objetivo declarado é expandir a zona de segurança e estabelecer uma área de proteção parcial entre o norte e o sul do território. Segundo as FDI, a operação também visa aumentar o controle militar no Corredor Netzarim, uma região estratégica do enclave.
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, em discurso dirigido à população de Gaza, alertou sobre as consequências para os moradores das zonas de combate. Katz ressaltou que a operação das Forças Aéreas de Israel, que atingiu alvos do Hamas, seria apenas o início de uma ação mais agressiva e disse que a evacuação das áreas de guerra seria iminente. Ele fez um último aviso aos moradores, condicionando a libertação dos sequestrados israelenses e a remoção do Hamas de Gaza à cessação dos ataques e a restauração de alguma normalidade.
Condições e advertências
Katz foi enfático ao afirmar que, caso os sequestrados não sejam libertados e o Hamas não deixe o território de Gaza, Israel intensificará a ofensiva de maneira irreversível.
“A alternativa para Gaza será destruição total“, afirmou o ministro, que também sugeriu que os moradores acatassem as orientações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para evitar um agravamento da situação.
Movimentações e objetivos militares
Em paralelo às declarações do ministro, as FDI informaram que enviaram a Brigada Golani para o sul da Faixa de Gaza, preparando-se para possíveis operações militares futuras. A operação terrestre tem como alvo garantir um maior controle estratégico e facilitar a implementação de uma zona de segurança nas áreas mais afetadas pelo conflito.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




