Forte terremoto atinge Mianmar, China e Tailândia; Premiê decreta estado de emergência em Bangkok

Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu o centro de Mianmar nesta sexta-feira (28/03/2025), conforme o Serviço Geológico dos EUA (USGS). O tremor foi amplamente sentido em China e Tailândia, resultando em feridos, mas ainda sem informações detalhadas sobre o número de vítimas. A primeira-ministra da Tailândia, Paetongtarn Shinawatra, decretou estado de emergência na capital Bangkok e convocou uma reunião de crise.

O terremoto ocorreu a 16 quilômetros a noroeste da cidade de Sagaing, por volta das 14h20, horário local. Na capital de Mianmar, Naypyidaw, estradas foram danificadas e pedaços de teto caíram de edifícios, causando danos significativos. Informações preliminares indicam muitas vítimas em um hospital da capital, mas o número exato de feridos ainda não foi confirmado. A Junta Militar que controla Mianmar fez um apelo por ajuda internacional.

Em Bangkok, o tremor causou cenas de pânico, com escritórios e lojas sendo evacuados. Um prédio de 30 andares desabou no norte da cidade, deixando 43 pedreiros presos nos escombros, enquanto as equipes de resgate trabalham para localizá-los. Algumas linhas de metrô na capital foram temporariamente interrompidas devido aos danos. Os tremores também foram sentidos em outras partes da Tailândia, incluindo o norte e o centro, com relatos de pânico e evacuações em cidades como Chiang Mai, no norte do país.

O terremoto também afetou a província de Yunnan, no sudoeste da China, com uma magnitude registrada de 7,9. A agência de terremotos chinesa confirmou que o tremor foi sentido na região, mas não há informações sobre vítimas ou danos.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, expressou solidariedade e ofereceu assistência a Mianmar e Tailândia, anunciando que o país está pronto para fornecer toda a ajuda necessária às nações afetadas.

Tremores frequentes em Mianmar

Mianmar, também conhecido como Birmânia, é uma região propensa a tremores sísmicos. Em 2016, um terremoto de magnitude 6,8 atingiu a cidade de Bagan, na antiga capital, matando três pessoas e provocando danos significativos a templos. Outro terremoto de magnitude 6,8 ocorreu em novembro de 2012, causando a morte de 26 pessoas e ferindo centenas. A infraestrutura deficiente, serviços de saúde inadequados, especialmente nas áreas rurais, e o crescimento desordenado das áreas urbanas tornam a população vulnerável a desastres naturais, conforme apontado por especialistas.

*Com informações da RFI.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading