Em março de 2025, o Mês do Circo é comemorado com diversas ações culturais nos municípios de Conde, Macaúbas e Vale do Capão (Palmeiras). A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), em parceria com a Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), promove atividades para movimentar a cena circense local, com o objetivo de valorizar as artes circenses e a memória dos artistas. As atividades, que incluem exibição de documentários, rodas de conversa e encontros setoriais, estarão abertas ao público.
Abertura das atividades em Conde
As ações do Mês do Circo terão início nesta quarta-feira (12), na Câmara de Vereadores de Conde, às 9h, com a exibição do documentário “Saberes da Itinerância”, produzido em 2023. O conteúdo foi realizado durante o acompanhamento do edital Qualificação no Circo, com o objetivo de registrar as experiências dos artistas circenses itinerantes, suas alegrias, angústias e desafios. O documentário também busca preservar a memória da itinerância circense e dar voz aos artistas, produtores e gestores dos circos premiados pelo edital. As filmagens capturam o cotidiano dos circenses e registram entrevistas, criando um retrato das vivências no mundo do circo.
Programação em Macaúbas
No dia 22 de março (sábado), a programação será replicada na cidade de Macaúbas, no Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Paramirim (CETEP). A exibição do documentário e as rodas de conversa também estarão abertas ao público local.
Comemoração do Dia do Circo no Vale do Capão
O Dia do Circo, celebrado em 27 de março, será comemorado com uma programação especial no Vale do Capão, onde acontecerá o Encontro Setorial de Circo. O evento será realizado no Circo do Capão, com a finalidade de fortalecer o diálogo entre artistas e agentes culturais e planejar futuras ações, projetos e programas para a área. Neste momento, a Coordenação da Funceb também fará o lançamento das ações culturais para o ano de 2025. A programação será encerrada com um espetáculo aberto ao público, com início às 19h, no próprio Circo do Capão.










Deixe um comentário