Na quarta-feira (19/03/2025), os atletas da vela Juliana Duque e Rafael Martins chegaram a Palma de Mallorca, na Espanha, para dar início ao ciclo olímpico em busca da qualificação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. A dupla, que não conseguiu a classificação para os Jogos de Paris 2024, começa a temporada de competições com o Troféu Princesa Sofia, que ocorrerá entre os dias 28 de março e 6 de abril de 2025.
O Troféu Princesa Sofia marca o começo do circuito olímpico e contará com a participação de 55 duplas de 17 países, com Juliana e Rafael sendo os únicos representantes brasileiros na classe 470 misto. A dupla se destaca, pois Juliana ocupa uma posição diferenciada na embarcação, ficando no mastro, uma função geralmente ocupada pelos homens na classe. A preparação para o evento é parte de um planejamento estratégico de oito anos, com o objetivo final de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
Juliana e Rafael têm um histórico de conquistas no esporte, com duas medalhas de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 e Santiago 2023. Em participação no podcast Sudesbcast, promovido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), os atletas comentaram sobre o planejamento para os próximos anos, suas experiências nas competições e o relacionamento esportivo e romântico que compartilham.
Além do Troféu Princesa Sofia, a dupla também se prepara para outros desafios importantes na Europa, como a Semana Olímpica Francesa, que faz parte da preparação para os Jogos Olímpicos de 2028. A rotina de treinamentos e competições visa não só aprimorar as habilidades técnicas, mas também consolidar a experiência necessária para as disputas de alto nível no futuro.











Deixe um comentário