Mutirão ginecológico em Feira de Santana realiza 300 atendimentos em prevenção ao câncer de colo de útero

No sábado (22/03/2025), foi realizado um mutirão ginecológico em Feira de Santana, organizado pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana, em parceria com a Unex, o Ambulatório Saúde da Mulher Dra. Tânia Maria Cerqueira Mota e o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CPMC). A ação teve como objetivo prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de colo de útero, uma das principais causas de morte por câncer entre mulheres. O evento contou com a participação de 10 profissionais, que realizaram 300 atendimentos, incluindo consultas e exames.

O câncer de colo de útero é a principal causa de morte por câncer entre mulheres de até 36 anos e a segunda maior entre aquelas de até 60 anos, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) de 2022. A ação foi parte de um esforço contínuo para melhorar o acesso da população a cuidados médicos preventivos.

Durante o evento, além dos atendimentos médicos, houve homenagens e a distribuição de brindes para as participantes, com o objetivo de tornar o ambiente mais acolhedor para as pacientes. A presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilbert Lucas, destacou o compromisso da instituição com a saúde da mulher, afirmando que o trabalho da Fundação vai além do Março Lilás, mês de conscientização sobre o câncer de colo de útero.

“Prevenção e diagnóstico precoce salvam vidas, e estamos aqui para garantir que todas as mulheres tenham acesso a um atendimento de qualidade”, afirmou Gilbert.

Luiza Fonseca, participante do mutirão, expressou sua satisfação com a iniciativa.

“Vim no outro, fiz alguns exames e agora me consultei novamente com o médico. Graças a Deus, está tudo certo. Para quem trabalha a semana inteira, é uma maravilha poder vir ao médico no sábado. Sem contar que o atendimento é maravilhoso”, relatou Luiza.

A coordenadora do Ambulatório Saúde da Mulher, Aline Bastos, ressaltou a importância desses mutirões na identificação precoce da doença, permitindo que o tratamento seja iniciado imediatamente.

“Eles ajudam a identificar a doença mais cedo e permitem que o tratamento comece imediatamente, aumentando as chances de cura”, explicou Aline.

O evento também integra o projeto da Prefeitura de Feira de Santana, com o objetivo de zerar a fila por consultas e exames em 100 dias, ampliando o acesso da população aos cuidados médicos.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do Governo da Bahia: Campanha sobre Feiras Literárias.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading