A Organização Meteorológica Mundial (OMM) informou, nesta quarta-feira (06/03/2025), que o fenômeno climático La Niña, caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico equatorial, deverá perder força nos próximos meses. Segundo a agência da ONU, há uma probabilidade de 60% de que as condições climáticas voltem a um estado neutro entre março e maio, percentual que pode subir para 70% de abril a junho.
Incerteza nas previsões e impactos climáticos
As previsões de longo prazo sobre o La Niña e o El Niño enfrentam desafios devido à chamada barreira de previsibilidade da primavera boreal, fenômeno que dificulta projeções exatas para esta época do ano. Apesar disso, especialistas destacam a importância dos estudos meteorológicos para emitir alertas precoces e orientar políticas públicas e setores econômicos, como agricultura, energia e transporte.
De acordo com a secretária-geral da OMM, Celeste Saulo, a capacidade de prever variações climáticas reduz custos operacionais e previne danos.
“As previsões meteorológicas economizam milhões de dólares e, mais importante, salvam vidas ao permitir ações preventivas diante de eventos climáticos extremos”, afirmou.
Características do La Niña e tendências para 2025
O La Niña é um fenômeno associado ao resfriamento das águas do Pacífico equatorial central e oriental, afetando os padrões de vento, pressão atmosférica e precipitação. Seu impacto é oposto ao do El Niño, que causa aumento das temperaturas oceânicas e influencia diretamente o clima global.
Apesar da presença do La Niña desde dezembro de 2024, a OMM ressaltou que janeiro de 2025 foi o mês mais quente já registrado, indicando que outros fatores climáticos globais também estão influenciando as temperaturas. O monitoramento contínuo será fundamental para avaliar os próximos desdobramentos.
*Com informações da ONU News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




