Panorama Internacional Coisa de Cinema divulga filmes selecionados para as mostras competitivas da 20ª edição em Salvador e Cachoeira

O Panorama Internacional Coisa de Cinema anunciou os filmes selecionados para as mostras competitivas de sua 20ª edição. O evento, que ocorrerá de 2 a 9 de abril de 2025 nos cinemas Cine Glauber Rocha e Sala Walter da Silveira, em Salvador, também marcará o retorno a Cachoeira (2 a 6/4) e a expansão para a Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

Nesta edição, o festival conta com mais de 110 filmes exibidos, entre longas e curtas, que foram escolhidos entre 1.203 inscrições. A seleção foi realizada por uma curadoria composta por Cláudio Marques, Marília Hughes, Adolfo Gomes, Gênesis Nascimento, Rafael Saraiva, Rafael Carvalho, João Paulo Barreto e Juh Almeida. Os 62 filmes selecionados são divididos nas mostras Competitiva Nacional, Baiana e Internacional e refletem uma variedade de gêneros, estilos e linguagens cinematográficas.

A Competitiva Nacional traz oito longas inéditos, representando produções do Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Ceará, Pernambuco e São Paulo, além de uma coprodução entre o Brasil, França e Itália. A Competitiva Baiana contará com 21 filmes, sendo cinco longas e 16 curtas, todos realizados na Bahia, incluindo filmes de Salvador e outras cidades do estado.

Novas categorias de premiação foram introduzidas nesta edição, com destaque para os prêmios de melhor direção, roteiro, montagem, atuação, direção de arte, fotografia e som, além das tradicionais premiações de melhor longa e melhor curta. O júri oficial da Competitiva Nacional será composto pela Ana Souza, gerente do departamento de programação do Sundance Festival; o roteirista e diretor Érico Rassi; e o ator Wilson Rabelo. Um júri especial do Canal Brasil também elegerá o Melhor Curta.

Na Competitiva Baiana, o júri será formado pela cineasta Émilie B. Guérette, a curadora e cineasta Flavia Candida e o realizador audiovisual Lucas Coelho, enquanto o público de Cachoeira terá a oportunidade de votar no júri popular. Desde a edição anterior, os filmes da Competitiva Baiana também concorrem ao Prêmio Flávia Abubakir, que oferece R$ 50 mil para o melhor longa e R$ 10 mil para o melhor curta.

A Competitiva Internacional apresentará seis longas e 12 curtas produzidos em 20 países, incluindo cinematografias pouco conhecidas no Brasil, como Haiti, Líbano, Filipinas, Ucrânia e Senegal. O júri internacional será composto por Rubian Melo, coordenador do NordesteLAB; o jornalista Carlos Roberto; e a crítica e doutora em comunicação Enoe Lopes Pontes.

O festival também celebra sua trajetória com exibições restauradas, como o clássico “Bye, Bye Brasil”, de Cacá Diegues, e uma retrospectiva da produção documental de Sérgio Machado, incluindo filmes como “3 Obás de Xangô”. Além das exibições, serão oferecidas atividades formativas como a oficina de crítica com Adolfo Gomes, que resultará na formação do Júri Jovem, responsável pela escolha dos melhores filmes da Competitiva Nacional e Baiana.

O Panorama Internacional Coisa de Cinema é realizado com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador, e apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Uma resposta a “Panorama Internacional Coisa de Cinema divulga filmes selecionados para as mostras competitivas da 20ª edição em Salvador e Cachoeira”


Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading