Em fevereiro de 2025, a Biblioteca Comunitária do Canta Galo, localizada na vila de Cumuruxatiba, no município de Prado, na Bahia, realizou a inauguração da ampliação de seu espaço físico, agora com um acervo ampliado de literatura afro-indígena. O investimento foi viabilizado por meio de recursos repassados pela Suzano, através do Edital Transformar o Futuro, em parceria com o Instituto de Educação Ibápitanga.
O evento contou com a presença de alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Indígena Kijêtxawê Zabelê, que puderam explorar o novo acervo literário, composto majoritariamente por obras de autores nacionais que abordam temáticas indígenas e afro-brasileiras. Segundo a presidente do Instituto de Educação Ibápitanga, Cecília Germano, o objetivo é expandir a ação para todas as escolas públicas da região e promover um concurso literário com os estudantes, incluindo um sarau e premiação, com o intuito de estimular o uso da biblioteca pela comunidade.
Objetivo de se tornar referência no Extremo Sul da Bahia
De acordo com Cecília Germano, a intenção da biblioteca é reviver histórias dos ancestrais, muitas das quais estão restritas aos relatos orais, incentivando os jovens a transformar essas narrativas em textos que serão preservados na biblioteca.
“Queremos tornar-nos uma referência afro-indígena no Extremo Sul da Bahia, com um acervo único e rico“, destacou.
O vice-presidente do instituto, Mateus Marques, também expressou a importância do apoio da Suzano para o sucesso da iniciativa. Segundo ele, a parceria com a Suzano fortaleceu o alcance da biblioteca, permitindo que o espaço se tornasse um ponto de conhecimento, educação e cultura, acessível para todos da região.
“É uma alegria abrir as portas e proporcionar mais conhecimento e pensamento crítico sobre nossa cultura afro-indígena”, afirmou Mateus Marques.
Histórico de crescimento e parcerias
A Biblioteca Comunitária do Canta Galo surgiu há três anos, quando um grupo de amigos iniciou a compra de livros, formando um acervo inicial de 200 publicações. Desde então, o acervo foi expandido por meio de doações. Em 2024, a biblioteca foi contemplada pelo Edital Transformar o Futuro, que permitiu a ampliação tanto do acervo quanto da estrutura física do espaço.
O coordenador de Relacionamento Social da Suzano, Deivid Pereira, ressaltou o compromisso da empresa em apoiar iniciativas que promovam o crescimento das comunidades do Extremo Sul da Bahia. “A Suzano está cada vez mais envolvida com as comunidades, formando parcerias que estimulam cultura e conhecimento“, afirmou Pereira.
Edital Transformar o Futuro
O Edital Transformar o Futuro, da Suzano, destinou R$ 1 milhão para apoiar projetos de Geração de Renda, Cultura, Esporte e Lazer em comunidades do Extremo Sul da Bahia. Um total de 30 projetos foram beneficiados pelo edital, abrangendo 26 comunidades dos municípios de Alcobaça, Caravelas, Mucuri, Nova Viçosa e Prado. A expectativa é que os projetos beneficiem cerca de 8.125 pessoas, com o apoio de organizações da sociedade civil e associações comunitárias.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




