Prefeitura não repassou mais de R$ 4 milhões para Apae de Feira de Santana, denuncia vereador

O vereador Silvio Dias (PT) informou na terça-feira (19/03/2024), durante sessão na Câmara Municipal de Feira de Santana, que a Prefeitura deixou de repassar mais de R$ 4 milhões à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O montante corresponde a verbas de subvenção indicadas por vereadores, oriundas das secretarias municipais de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social.

O parlamentar destacou que o atraso nos repasses prejudica o funcionamento da instituição, responsável por atender cerca de 2.500 pessoas nos ambulatórios de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Centro de Atendimento Especializado – Núcleo dos Longevos (CAE) e Núcleo Especializado em Autismo (NEPEA), além de manter uma fila de espera de 350 deficientes físicos, intelectuais e autistas, que aguardam o atendimento há cerca de quatro anos.

De acordo com Silvio Dias, a ausência dos repasses compromete o pagamento de pessoal, contratação de novos profissionais, aquisição de órteses, próteses, equipamentos e bolsas de ostomia, além de impactar a reforma do prédio e a capacitação da equipe técnica da entidade. O vereador apelou à administração municipal para que regularize os pagamentos e assegure a continuidade dos serviços.

O vereador José Carneiro (União Brasil), líder do governo na Casa, reconheceu a pertinência da cobrança, mas afirmou que a atual gestão não deve ser responsabilizada pelas falhas da administração anterior. Segundo ele, o governo está comprometido com a Apae e busca soluções para a regularização dos repasses.

Em resposta, Silvio Dias contestou os argumentos apresentados, afirmando que os mesmos secretários e apoiadores permanecem na administração municipal, o que caracteriza uma continuidade de governo. O parlamentar lamentou a situação da Apae e cobrou providências imediatas por parte do Executivo.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading