O Prêmio Bahia Aplaude divulgou nesta segunda-feira (24/03/2025) a lista dos indicados para sua 30ª edição, que visa reconhecer os destaques da produção teatral baiana, tanto na capital quanto no interior do estado. A premiação, realizada pela Aplaude Produções e patrocinada pela Braskem e pelo Governo do Estado da Bahia, é considerada uma das mais importantes para as artes cênicas na Bahia.
Espetáculos indicados
A seleção para o Prêmio Bahia Aplaude 2024/2025 incluiu 52 montagens teatrais e performances. As principais categorias incluem: Espetáculo Adulto, Espetáculo Infantojuvenil, Direção, Ator, Atriz, Texto, Revelação, Performance e Categoria Especial.
Na Categoria Espetáculo Adulto, os indicados são: Candomblé da Barroquinha, Hoje é dia de Rock, Homem é homem, Os dias lindos de Celina Bonsucesso e Torto Arado. Para Espetáculo Infantojuvenil, os escolhidos foram: Casa Barriga, Infinito e Meninas contam a Independência.
Os indicados para Direção incluem: Caio Rodrigo e Pedro Benevides por Homem é Homem, Daniel Marques por Hoje é dia de Rock, Elísio Lopes Júnior por Torto Arado, Márcio Meirelles por Sr. Oculto e Thiago Romero por Candomblé da Barroquinha.
Categorias de Ator e Atriz
Na categoria Ator, são indicados: Diogo Lopes Filho por Torto Arado, João Vitor Sobral por Hoje é dia de Rock, Leandro Santolli por Chame Gente, Lúcio Tranchesi por Homem é Homem e Mano Leone por Hoje é dia de Rock. Na categoria Atriz, os indicados são: Ella Nascimento por Felebé, felebé! Meu amigo é meu dinheiro, Larissa Luz por Torto Arado, Kátia Leal por Os dias lindos de Celina Bonsucesso, Sibele Lélis por Flor d’água, mulher do rio e Vika Mennezes por Mukunã: do fio à raiz.
Texto e Revelação
Na categoria Texto, os indicados são: Aldri Anunciação, Fábio Espírito Santo e Elísio Lopes Júnior por Torto Arado, Daniel Arcades por Candomblé da Barroquinha, Gildon Oliveira por Nó, Mônica Santana por Sr. Oculto e Paulo Henrique Alcântara por Os dias lindos de Celina Bonsucesso.
Os nomeados na categoria Revelação incluem: Caio Rodrigo e Pedro Benevides (cenografia de Homem é Homem), Danilo Cairo e Leandro Santolli (texto de Chame Gente), Filêmon Cafezeiro e Liz Novais (composição de Mukunã: do fio à raiz), Mafá Santos (sonoplastia de Bicho de duas patas) e Rodrigo Queiroz (direção de Casa Lamentos).
Categoria Especial
Na Categoria Especial, os indicados são: Guilherme Hunder (figurinos de Infinito e Monocontos), Jarbas Bittencourt (direção musical e composição de Torto Arado), Luciano Salvador Bahia (direção musical e arranjos de O Mar de Caymmi), Sibele Lélis (composição e trilha sonora de Flor d’água, mulher do rio) e Thiago Romero (direção de arte de Candomblé da Barroquinha).
Mostra Bahia Aplaude
Os espetáculos indicados nas categorias Adulto, Infantojuvenil e Performance serão apresentados na Mostra Bahia Aplaude, que ocorrerá em espaços culturais de Salvador antes da cerimônia de premiação, oferecendo uma oportunidade para o público conhecer os finalistas.
Realização e apoio
A 30ª edição do Prêmio Bahia Aplaude é organizada pela Aplaude Produções, com patrocínio da Braskem e do Governo do Estado da Bahia, através do Programa Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. A Cateno, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), também apoia o evento. A coordenação geral é da Caderno 2 Produções.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




