A safra de umbu no Estado da Bahia em 2025 tem se mostrado mais abundante, resultando em maior rentabilidade para milhares de agricultores e agricultoras familiares. O umbu, fruto nativo do bioma Caatinga, tem um grande valor nutricional e é um componente importante na alimentação do baiano, além de representar uma fonte de renda significativa para as comunidades da agricultura familiar.
Durante o primeiro trimestre, que corresponde ao período de safra do umbuzeiro, as famílias extrativistas estão obtendo preços justos pela comercialização do fruto, o que resulta na ampliação da oferta do produto para cooperativas baianas e no aumento da renda dessas famílias.
No município de Itiúba, agricultores assessorados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda (Aresol), organizaram a produção do umbu nas comunidades Cercadinho, Estreito, Maria dos Santos, Pedra do Dórea e Sítio do Meio. Como resultado, foram comercializados cerca de 3.500 quilos de umbu para a Cooperativa Regional de Agricultores Familiares e Extrativistas da Economia Solidária (Coopersabor).
Maria Santos de Jesus, agricultora e presidente da associação local, destaca a participação de toda a comunidade na comercialização do fruto.
“O pessoal ficou animado e todo mundo conseguiu comercializar seu umbu. Teve muita gente que já recebeu o dinheiro. Todo mundo estava envolvido”, afirma Maria, ressaltando que a safra de 2025 é uma das mais abundantes dos últimos anos.
Em Capim Grosso, foi realizada uma ação semelhante, com o apoio da CAR, em parceria com a Associação de Pequenos Produtores de Jaboticaba (APPJ). A comercialização de 1.349 quilos de umbu para a cooperativa Ser do Sertão resultou em um número recorde de vendas, com a comercialização de seis toneladas de umbu em apenas três semanas. O técnico Dilmo Souza destaca a importância do volume comercializado, especialmente para o município e para as comunidades vizinhas de Quixabeira.
Essas ações fazem parte do Pró-Semiárido, um projeto do Governo da Bahia, executado pela CAR e cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). O projeto oferece assistência técnica contínua para produtores das regiões semiáridas do estado, garantindo a sustentabilidade da produção e a rentabilidade dos agricultores extrativistas.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




