A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso), realiza na segunda e terça-feira (24 e 25/03/2025) a Oficina Estratégica do Programa Alimenta Cidades. A atividade acontece das 8 às 17 horas no auditório da Secretaria de Educação (Seduc), com o objetivo de fortalecer as políticas públicas municipais relacionadas à segurança alimentar e nutricional.
O Programa Alimenta Cidades é uma ação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A iniciativa visa apoiar os municípios na elaboração e execução de políticas públicas voltadas para o acesso à alimentação saudável e adequada, especialmente nas áreas mais vulneráveis da população.
A oficina tem como foco discutir e planejar estratégias para garantir a produção, o acesso e o consumo de alimentos saudáveis, além de promover a redução do desperdício de alimentos e fortalecer a agricultura familiar. A proposta também inclui o incentivo à compra direta de pequenos produtores para o abastecimento de programas sociais no município.
Entre os principais instrumentos apresentados na oficina está a Plataforma Alimenta Cidades, ferramenta digital que oferece suporte ao planejamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas de segurança alimentar. A plataforma foi desenvolvida para ampliar a autonomia dos gestores municipais e fornecer dados para qualificar as ações de combate à fome e à desnutrição.
Durante os dois dias de evento, os participantes terão acesso a informações e orientações para alcançar os seguintes objetivos estratégicos:
- Fortalecer a segurança alimentar e nutricional nas cidades;
- Apoiar os gestores municipais na criação e implementação de políticas públicas de combate à fome;
- Estimular a agricultura familiar com a compra direta da produção local para programas sociais;
- Integrar os setores públicos de assistência social, saúde, educação e agricultura;
- Reduzir as desigualdades sociais e garantir o direito humano à alimentação adequada e sustentável.
A oficina reúne gestores municipais, representantes da sociedade civil e profissionais da área de segurança alimentar, que irão debater formas de implementar as ações do programa de forma eficiente e coordenada no município.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




