Semana de Proteção e Defesa Civil reforça ações preventivas em Feira de Santana

A VIII Semana de Proteção e Defesa Civil foi realizada na quarta-feira (19/03/2025) em Feira de Santana, reunindo especialistas, representantes de órgãos públicos e estudantes para discutir estratégias de prevenção, mitigação e resposta a desastres. O encontro foi promovido pela Defesa Civil municipal e teve como tema “Prevenção, Mitigação e Resposta. Defesa Civil: Somos Todos Nós”.

O evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e destacou a necessidade de integração entre setores públicos e privados para fortalecer a capacidade de redução de riscos e proteção da população em situações de emergência. A programação teve como foco o fortalecimento das ações preventivas e o estímulo à participação social.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Feira de Santana, Antônio José do Rosário, a atuação integrada é essencial para garantir a eficiência nas respostas emergenciais. O coordenador destacou a articulação entre a Defesa Civil, órgãos de segurança pública e demais instituições, como estratégia fundamental para minimizar os impactos de desastres e atender as demandas da população.

Participaram da atividade representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Ministério da Saúde, empresas de engenharia e secretarias municipais, entre elas a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, representada por José Braga da Silva Netto, e a Secretaria de Prevenção à Violência, com Luziel Andrade.

O evento também contou com a presença de estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Auréo de Oliveira Filho, do curso técnico de Segurança do Trabalho. O professor Jhonatan Macedo destacou a relevância da participação dos alunos para aprofundar o conhecimento técnico e compreender a atuação dos governos municipal, estadual e federal na área da proteção civil.

A estudante Yasmin Alves ressaltou que a experiência contribuiu para sua formação, possibilitando o aprendizado sobre preparação de ambientes para facilitar a resposta rápida de equipes especializadas em situações de emergência.

A VIII Semana de Proteção e Defesa Civil reforçou o papel da prevenção e da cooperação entre governos, instituições e sociedade civil na construção de cidades mais seguras e resilientes, por meio da capacitação de profissionais e conscientização da população.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading