A partir de 22 de março de 2025, o Centro Cultural Sesc Feira de Santana abre as portas para a exposição “Ritmos Visuais – Uma jornada pela história da Micareme”, que revisita os 88 anos da Micareta de Feira de Santana, evento tradicional que celebra o carnaval fora de época. A vernissage ocorrerá às 18:30 do mesmo dia. A noite de lançamento contará com um bate-papo entre os envolvidos no projeto, visitação mediada e show do músico Djalma Ferreira.
A exposição reúne obras inéditas de quatro artistas baianos: Kbça, Ludimila Lima, Raiana Britto e Ana Reis, que foram criadas a partir da pesquisa conduzida pelo radialista, professor e pesquisador Edilson Veloso. A curadoria é assinada pela artista visual Nila Carneiro, que também é responsável pela identidade visual da mostra.
A Micareta de Feira de Santana é considerada a precursora do formato de carnaval fora de época, com influências da antiga festa francesa da Micareme. Ao longo de sua trajetória, o evento consolidou-se como um dos maiores do estado, destacando-se por sua contribuição ao gênero musical Axé Music, que neste ano comemora 40 anos. A exposição, portanto, ressalta a importância da Micareta para o desenvolvimento e popularização desse gênero musical, incluindo os blocos, cordões, batucadas e afoxés que ajudaram a expandir a festa para outros estados do Brasil.
Entre as homenagens presentes na mostra, estão Mãe Socorro, fundadora da escola de samba Escravos do Oriente, Luiz Caldas, considerado precursor do Axé Music, e Jota Morbeck, primeiro artista a cantar em um trio elétrico na Micareta. A exposição também presta tributo a instituições importantes, como o bloco “Bacalhau na Vara” e o coletivo “Unidos pelo Samba”.
Além disso, o público encontrará instalações que celebram figuras importantes como Neguinho do Samba, responsável pela criação do samba reggae, e Maneca Ferreira, um dos responsáveis pela criação dos primeiros carros alegóricos para a festa. A exposição se destaca ao ir além da arte 2D, incorporando instalações interativas e obras digitais inéditas, trazendo uma experiência imersiva para os visitantes.









Deixe um comentário