SESC Bahia realiza exposição sobre a história da Micareta de Feira de Santana

A partir de 22 de março de 2025, o Centro Cultural Sesc Feira de Santana abre as portas para a exposição “Ritmos Visuais – Uma jornada pela história da Micareme”, que revisita os 88 anos da Micareta de Feira de Santana, evento tradicional que celebra o carnaval fora de época. A vernissage ocorrerá às 18:30 do mesmo dia. A noite de lançamento contará com um bate-papo entre os envolvidos no projeto, visitação mediada e show do músico Djalma Ferreira.

A exposição reúne obras inéditas de quatro artistas baianos: Kbça, Ludimila Lima, Raiana Britto e Ana Reis, que foram criadas a partir da pesquisa conduzida pelo radialista, professor e pesquisador Edilson Veloso. A curadoria é assinada pela artista visual Nila Carneiro, que também é responsável pela identidade visual da mostra.

A Micareta de Feira de Santana é considerada a precursora do formato de carnaval fora de época, com influências da antiga festa francesa da Micareme. Ao longo de sua trajetória, o evento consolidou-se como um dos maiores do estado, destacando-se por sua contribuição ao gênero musical Axé Music, que neste ano comemora 40 anos. A exposição, portanto, ressalta a importância da Micareta para o desenvolvimento e popularização desse gênero musical, incluindo os blocos, cordões, batucadas e afoxés que ajudaram a expandir a festa para outros estados do Brasil.

Entre as homenagens presentes na mostra, estão Mãe Socorro, fundadora da escola de samba Escravos do Oriente, Luiz Caldas, considerado precursor do Axé Music, e Jota Morbeck, primeiro artista a cantar em um trio elétrico na Micareta. A exposição também presta tributo a instituições importantes, como o bloco “Bacalhau na Vara” e o coletivo “Unidos pelo Samba”.

Além disso, o público encontrará instalações que celebram figuras importantes como Neguinho do Samba, responsável pela criação do samba reggae, e Maneca Ferreira, um dos responsáveis pela criação dos primeiros carros alegóricos para a festa. A exposição se destaca ao ir além da arte 2D, incorporando instalações interativas e obras digitais inéditas, trazendo uma experiência imersiva para os visitantes.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading