A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) está apoiando entidades carnavalescas e festas em Salvador e mais 123 municípios em 2025. A iniciativa visa fortalecer o turismo e valorizar manifestações culturais como blocos afro, afoxés e sambas, além de eventos tradicionais, como o Carnaval de Maragogipe, no Recôncavo baiano.
Com reconhecimento internacional, blocos afro como Olodum, Ilê Aiyê e Cortejo Afro, além do afoxé Filhos de Gandhy, desempenham papel central na preservação das tradições de matriz africana e na promoção do afroturismo. O segmento conta com o apoio da Setur-BA por meio do projeto Agô Bahia, que fomenta a valorização dessas expressões culturais.
O presidente do Olodum, Marcelo Gentil, destacou a importância da parceria com o governo estadual. “O Olodum tem uma relação profunda com o povo baiano e com os turistas, que vêm ao Pelourinho para interagir com a nossa cultura”, afirmou. O presidente do Ilê Aiyê, Vovô, ressaltou que a parceria com a Setur-BA permitirá que o bloco represente a Bahia em eventos na Europa e na África.
Além do suporte a blocos afro e afoxés, a Setur-BA garantiu apoio a diversas festividades na capital baiana, incluindo o Carnaval no circuito Mestre Bimba, no Nordeste de Amaralina, as festas nos mercados do Rio Vermelho (Ceasinha) e de Paripe, o grito de Carnaval da Feira de São Joaquim e os desfiles dos blocos de samba e dos afoxés Oromi Layô e Baianas do Reino de Oyá.
No interior, um dos destaques é o Carnaval de Maragogipe, que mistura influências europeias e indígenas e é uma das festas mais tradicionais do estado. O evento recebeu patrocínio da Setur-BA, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a preservação das manifestações culturais baianas.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




