Nesta segunda (10/03/2025), a Câmara Municipal de Feira de Santana realizou uma sessão solene para homenagear as mulheres feirantes da cidade. A cerimônia, iniciativa do vereador Silvio Dias (PT), contou com a presença de representantes de classes, autoridades e feirantes, com destaque para 20 mulheres que receberam homenagens. A galeria e o plenário da Casa da Cidadania ficaram lotados de participantes que expressaram suas reivindicações e destacaram as contribuições das mulheres no trabalho das feiras livres.
Durante o evento, Lucivânia Gomes, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entregou um documento ao presidente da Câmara, Marcos Lima (União Brasil), solicitando a intermediação do Poder Executivo para atender às reivindicações da zona rural. Entre os pedidos, destacam-se a recuperação de lagoas, a construção de poços artesianos e cisternas, a assistência técnica especializada, e o zoneamento socioambiental.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Adriana Lima Nascimento de Jesus, fez um pronunciamento emocionado, destacando a importância da agricultura familiar e a necessidade de mais espaço para as mulheres feirantes. Ela também enfatizou o impacto do uso de agrotóxicos no meio rural e declarou: “O dia da Mulher não é para comemorar, é um dia de luta e resistência.”
Edneide Ribeiro Santos, presidente da Associação das Trabalhadoras da Feira da Marechal Deodoro, compartilhou relatos emocionados sobre as agressões físicas e verbais sofridas pelas feirantes, destacando a falta de respeito enfrentada por essas mulheres. Já a coordenadora do Inema, Fabíola Godrim, representando o secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Sodré, lembrou que Feira de Santana nasceu de uma feira livre, ressaltando a importância histórica e cultural desse segmento.
A historiadora Larissa Santana, representante do deputado federal Zé Neto, finalizou a sessão destacando que, ao ocupar espaços públicos, as mulheres feirantes reafirmam sua participação na história e a transmissão de saberes ancestrais, elementos que, segundo ela, incomodam o status quo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




