Nesta quinta-feira (27/03/2025), a TVE, em colaboração com o SescTV, transmitirá o documentário ‘Mulheres do Àse – Performance Ritual’ às 20 horas. A produção, dirigida para a TV por Antônio Carlos Rebesco, explora a dança contemporânea, música, poesia e religiosidade afro. O documentário inclui depoimentos de figuras proeminentes do Candomblé da Bahia, como Mãe Stella de Oxóssi, Mãe Beata de Iemanjá e Makota Valdina, que discutem a importância das práticas e crenças afro-brasileiras.
A coreógrafa e pesquisadora Edileusa Santos, responsável pelo roteiro e direção das performances, utiliza as performances como uma expressão de fé e ancestralidade afro, colocando-as como ferramentas de resistência cultural. Segundo Santos, a obra visa ampliar os laços de afetividade entre os povos do Candomblé e os Terreiros, destacando as contribuições das mulheres nessas religiões.
O documentário tem como principal elemento a performance ritual, na qual o movimento do círculo simboliza a criação e recriação da vida. Essa representação visual conecta-se com a tradição das religiões de matrizes africanas, ao mesmo tempo em que sublinha as práticas de resistência cultural e espiritual das mulheres.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




