As pregações da Quaresma no Vaticano terão início no dia 21 de março de 2025, com a participação aberta a todos os interessados. As reflexões serão conduzidas pelo frei Roberto Pasolini, pregador da Casa Pontifícia, e ocorrerão nas quatro sextas-feiras que antecedem a Semana Santa, sempre às 9h (horário local), na Sala Paulo VI, o que corresponde a 5h no Brasil.
O tema central das meditações será “Ancorados em Cristo. Enraizados e fundamentados na esperança da Vida nova”, com foco na importância da conversão e da esperança cristã. O frei Pasolini abordará tópicos fundamentais da fé cristã, divididos em quatro pregações:
- “Aprender a receber – A lógica do Batismo”, no dia 21 de março;
- “Ir para outro lugar – A liberdade no Espírito”, no dia 28 de março;
- “Saber se reerguer – A alegria da Ressurreição”, no dia 4 de abril;
- “Expandir a esperança – A responsabilidade da Ascensão”, no dia 11 de abril.
De acordo com o comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, essas pregações visam ajudar os participantes a compreenderem a importância de acolher o dinamismo da conversão e a deixar-se moldar pelo Espírito, com o objetivo de permanecer ancorados em Cristo, não apenas com palavras, mas com ações e na verdade. O convite enfatiza que a esperança é essencial para caminhar com fé, mantendo o foco no destino final do Céu, conforme escrito pelo Papa Francisco na bula do Jubileu Spes non confundit.
Essas reflexões irão reforçar a compreensão de que a vida de Jesus serve como uma escola de humanidade, da qual os cristãos podem aprender os passos necessários para caminhar com alegria rumo ao Reino de Deus. O convite também destaca que todos são chamados a participar dessas pregações que buscam oferecer uma base sólida para a renovação espiritual durante o período quaresmal.
*Com informações do Vatican News.








Deixe um comentário