Nos primeiros 100 dias da atual gestão municipal, liderada pelo prefeito José Ronaldo, foram realizados cerca de 1.500.000 atendimentos em saúde, incluindo procedimentos, consultas e exames em diversas unidades da rede pública. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana.
O levantamento contabiliza os serviços prestados nas unidades de Atenção Primária, Rede de Saúde Mental, policlínicas, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), ambulatórios especializados, Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) e no Hospital da Mulher.
UPAs e policlínicas concentraram 706.428 atendimentos, sendo os setores com maior volume sob gestão da Secretaria de Saúde. Já no âmbito da Fundação Hospitalar, o destaque foi o Hospital da Mulher, que realizou 1.775 partos, entre cesarianas e naturais, mantendo-se como referência regional.
Segundo o secretário de Saúde, Rodrigo Matos, o período inicial foi marcado pela reestruturação da rede e pelo projeto de redução da fila de espera por exames e consultas. A iniciativa resultou na eliminação da demanda reprimida dentro dos 100 primeiros dias.
De acordo com Matos, a ausência de um banco de dados dificultava o diagnóstico inicial da demanda.
“A missão era zerar a fila mesmo sem conhecimento prévio do número real de pessoas aguardando por atendimento. Com o envolvimento das equipes de saúde e apoio de instituições parceiras, o objetivo foi alcançado antes do prazo estabelecido”, afirmou.
A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, informou que foram realizados mutirões em várias unidades vinculadas à fundação, contribuindo com o projeto Fila Zero. Além disso, houve ampliação do atendimento ginecológico para adolescentes no Ambulatório de Saúde da Mulher Tânia Mota e a reforma do Ambulatório de Pediatria, em fase final de execução, com investimento de R$ 600 mil oriundos de recursos municipais.
A gestora destacou ainda a oferta de exames como densitometria óssea e ultrassonografias, realizados sem custo à população. Ela mencionou também ações voltadas à equipe de saúde, como a retomada do programa de ginástica laboral no Hospital da Mulher, com foco na valorização dos profissionais.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




