Autismo representa 31% dos atendimentos no CAPS Infantil em Feira de Santana

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS Infantil) de Feira de Santana atende 1.153 crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, entre 2022 e 2024, 31% dos atendimentos na unidade foram voltados para pacientes com autismo. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado nesta quarta-feira (02/04/2025).

Aumento na demanda por atendimento especializado

A coordenadora do CAPS Infantil, Liliane Cotias, destacou o crescimento na busca por acompanhamento para crianças e adolescentes com TEA. “Nosso compromisso é oferecer suporte não apenas aos pacientes, mas também às famílias. Trabalhamos para fortalecer a autonomia e a inclusão social dessas pessoas”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, ressaltou que o atendimento será ampliado por meio de ações integradas com outras áreas do governo. Como parte dessa iniciativa, a gestão municipal está estruturando novos serviços no Centro de Referência Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista Dr. Ildes Ferreira de Oliveira (CER-TEA).

Caracterização do TEA e suporte oferecido

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que impacta a comunicação, o comportamento e as interações sociais. Algumas crianças podem apresentar seletividade alimentar, hiperfoco em determinados temas ou objetos e dificuldades na fala.

O CAPS Infantil conta com uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, psicopedagogos e fisioterapeutas. Para acessar os serviços, os responsáveis devem procurar a unidade para orientações sobre a assistência disponível.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading