O último ensaio do bloco Quixabeira, realizado no domingo (20/04/2025), prestou homenagem ao percussionista Bel da Bonita, falecido dois dias antes vítima de infarto. O evento, que ocorreu na sede da Associação Cultural Coleirinho da Bahia (ACCB), no distrito da Matinha, contou com grande presença de público e antecede a participação do grupo na Micareta de Feira de Santana.
O tema do bloco em 2025 é “Vencedor de Batalhas – 15 anos de resistência na Micareta”, destacando a trajetória do samba de roda na festa popular. As atividades da Quixabeira da Matinha, entretanto, não se restringem aos ensaios. O projeto também inclui oficinas formativas e um seminário sobre a história da comunidade, promovendo o fortalecimento da identidade cultural local.
Na semana anterior ao ensaio, o percussionista Euzébio Oliveira Souza (Zezé), presidente da ACCB, ministrou uma oficina de percussão. Em maio, estão previstas mais três oficinas: violão com Tarcísio Estrela Araújo, cavaquinho com Jadson de Almeida Moreira e samba de roda com Dona Chica do Pandeiro, todos integrantes do grupo Quixabeira da Matinha. As datas das oficinas serão divulgadas após a Micareta.
Ainda em maio, será promovido um seminário sobre o Quilombo da Matinha dos Pretos, abordando a formação histórica e os elementos de identidade da comunidade. A iniciativa visa ampliar o conhecimento sobre as raízes culturais da região e reforçar sua preservação.
A apresentação do bloco Quixabeira na Micareta está confirmada para o domingo (04), no circuito Maneca Ferreira, na avenida Presidente Dutra. A concentração e saída do bloco estão previstas para as 16 horas, com participação especial da cantora Maryzélia.
As camisas do bloco estão à venda por R$ 30 (individual) e R$ 50 (casadinha) nos seguintes locais: Shopping das Fábricas (avenida Getúlio Vargas), Farmácia da Matinha (distrito da Matinha), sede da Associação Cultural Coleirinho da Bahia (ACCB) e via WhatsApp (75 99823-0259).
O bloco Quixabeira conta com financiamento do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria Estadual de Cultura e do edital Ouro Negro 2025, sendo uma realização conjunta da Associação Cultural Coleirinho da Bahia e do grupo Quixabeira da Matinha, com co-produção executiva da Casa das Águas Comunicação de Cultura.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




