Dois torcedores do Colo-Colo, de 18 e 13 anos, morreram na noite de quinta-feira (10/04/2025) nas proximidades do Estádio Monumental, em Santiago, antes do início da partida contra o Fortaleza, válida pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Os adolescentes foram vítimas de um tumulto envolvendo torcedores e a polícia chilena.
De acordo com a imprensa local, o confronto teve início após tentativa de invasão ao estádio por torcedores do Colo-Colo, momentos após o início da partida. A confusão provocou uma reação das forças de segurança. Do lado de dentro do estádio, torcedores invadiram o campo em protesto pelas mortes, o que levou à suspensão oficial da partida pela Conmebol após 73 minutos de jogo.
O promotor chileno Francisco Mores informou que os jovens foram esmagados em meio ao tumulto causado por uma das barras organizadas, e que está sendo investigado se houve envolvimento de veículo da polícia nas mortes.
Em nota, a Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile (ANFP) lamentou os fatos e solicitou às autoridades a adoção de medidas para conter a crise de segurança nos estádios do país. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, também se manifestou, expressando pesar e reafirmando que a entidade condena qualquer forma de violência no futebol.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nota lamentando as mortes dos torcedores chilenos e afirmou ter enviado à Conmebol um pedido de vitória por 3 a 0 para o Fortaleza, citando o Código Disciplinar da entidade (artigo 6, item 3, “g” e artigo 24), diante da responsabilidade do clube mandante. A solicitação foi enviada ao diretor de competições da Conmebol, Fred Fernandes, e aos órgãos judiciais da entidade.
O Fortaleza, por meio de nota oficial, também lamentou os acontecimentos, repudiou os atos de violência e afirmou que seu departamento jurídico está atuando para garantir que sejam aplicadas as penalidades previstas no regulamento da competição.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




