Faixa de Gaza é descrita como “vala comum” por Médicos Sem Fronteiras em meio à intensificação do cerco israelense

A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) afirmou que a Faixa de Gaza se transformou em “uma vala comum para os palestinos e todos aqueles que chegam para ajudá-los”, conforme declaração da coordenadora de emergência da ONG, Amande Bazerolle. O pronunciamento foi feito em meio ao avanço do cerco israelense e ao bloqueio da entrada de ajuda humanitária no enclave palestino.

Segundo a MSF, os estoques de alimentos, água potável, combustíveis e medicamentos estão esgotados, e a resposta humanitária está gravemente comprometida pela insegurança e pela restrição de acesso. A organização também denunciou que os ataques recentes demonstram desrespeito à segurança de profissionais humanitários e médicos, tendo perdido 11 colaboradores desde o início da guerra.

A ONG pediu ao governo de Israel o fim imediato do cerco à Faixa de Gaza, além da proteção às vidas de civis palestinos e de trabalhadores humanitários, e a cooperação para restabelecimento de um cessar-fogo. A declaração ocorre dois dias após o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) alertar para o que classificou como a “pior situação humanitária” no território desde o início do conflito, em 07/10/2023.

Israel afirma manter cerco como forma de pressão contra o Hamas

Em resposta às críticas, o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, declarou que o bloqueio à entrada de ajuda humanitária é uma “alavanca de pressão” para impedir que o Hamas controle o acesso aos recursos enviados ao território. Katz defendeu a substituição do controle da distribuição por sociedades civis, acusando o grupo palestino de se apropriar indevidamente da ajuda internacional, o que é negado pelo Hamas.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu continua defendendo a intensificação da pressão militar como meio para forçar o Hamas a libertar os reféns israelenses ainda mantidos em cativeiro. Segundo as autoridades, 59 pessoas continuam sequestradas, das quais 35 já foram declaradas mortas.

As negociações para um novo cessar-fogo seguem estagnadas. Fontes citadas pela imprensa israelense indicam uma mudança na estratégia militar, com ações contínuas de ocupação territorial, substituindo incursões pontuais. O novo método tem como objetivo exercer pressão direta sobre o Hamas até que o grupo aceite negociar sob os termos estabelecidos por Israel.

*Com informações da RFI.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading