O curta-metragem “Jimú e o Universo Ancestral”, da artista visual e escritora Aislane Nobre, será lançado no próximo domingo (05/04/2025), às 15:30, na Biblioteca Juracy Magalhães Jr, em Itaparica, na Bahia. O filme estará disponível também no canal do projeto no YouTube, por 24 horas, por meio do link https://youtube.com/@universojimu.
A animação é baseada no livro “Jimú – Memória das Águas”, escrito por Aislane Nobre. A produção é da Mirabolantes Studios e integra as ações contempladas pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia. O curta narra a trajetória da personagem Jimú, uma criança que, ao receber um chamado ancestral, inicia uma jornada espiritual entre os mundos material e simbólico, abordando temas como espiritualidade, morte e amadurecimento.
O filme foi produzido com recursos de acessibilidade, como libras, audiodescrição e legendas em inglês. Sua estrutura narrativa entrelaça a infância com elementos da cosmovisão afro-brasileira, principalmente através do culto aos Egunguns, figuras ancestrais que representam a continuidade da vida.
A trilha sonora da obra foi desenvolvida por Herison Pedro, do Ofò Laboratório Sonoro, que também assinou o desenho e a mixagem de som. A composição musical utiliza referências diretas aos cânticos ancestrais, com Lucas Maciel e Tiago Farias dividindo a direção musical e criação dos efeitos sonoros.
A direção de arte combinou técnicas de animação tradicional e motion graphics, incorporando desenhos feitos por crianças em oficinas de ilustração promovidas durante a produção. Estes desenhos foram integrados a cenários do filme, com o intuito de valorizar a participação do público infantojuvenil e reforçar a proposta colaborativa do projeto.
No dia seguinte à estreia, segunda-feira, 06 de maio, às 10h30, será realizada uma nova oficina de ilustração, também na Biblioteca Juracy Magalhães Jr, voltada ao público infantojuvenil de Itaparica.
O livro “Jimú – Memória das Águas”, lançado em novembro de 2024, foi distribuído gratuitamente para escolas públicas, terreiros de candomblé e comunidades negras de Itaparica, Salvador, Paulo Afonso e Cachoeira. A publicação está atualmente disponível para compra no site oficial do projeto: www.universojimu.com.br.
A autora Aislane Nobre é natural da Ilha de Itaparica, artista visual, escritora e candomblecista. Atualmente, desenvolve doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFBA, com uma pesquisa intitulada “Ewás, uma poética da transformação”, que investiga afetividade e cor da pele a partir da perspectiva yorubá e do convívio em uma família interracial.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




