A cidade de Feira de Santana vivenciou no último fim de semana a Pré-Micareta 2025, com festas realizadas no distrito de São José no sábado (26/04/2025) e em Ipuaçu no domingo (27). Esta é a segunda edição consecutiva do evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-BA), nos distritos, com o intuito de ampliar o acesso à cultura e fortalecer a economia local.
A festa em Ipuaçu foi marcada por uma grande participação da comunidade. Jau Ferreira, morador de Feira de Santana e influenciador digital, destacou a importância do evento para o distrito: “Parabéns ao Governo do Estado por isso. Coisa nova aqui pra Ipuaçu, mas graças a Deus, a primeira de muitas, estou amando”. Enos Costa, organizador de eventos, também expressou sua satisfação:
“É uma grande satisfação estar participando de uma festa dessa, proporcionada pelo Governo do Estado para o povo de Ipuaçu”.
A Pré-Micareta contou com atrações culturais patrocinadas pela gestão estadual, como Tony Salles, Cescé Amorim, Paula Sanffer, Theuzinho, Belito e Gelmix e Banda, reforçando o papel de Feira de Santana como um dos maiores polos culturais da Bahia. Gerlândia Melo, cantora da Banda Gelmix, ressaltou a importância do evento para a arte e a cultura local:
“Obrigado ao Governo do Estado por permitir que a arte chegue até os distritos. É o direito ao acesso à cultura sendo respeitado”.
Bruno Monteiro, secretário de Cultura, destacou o impacto da festa para o desenvolvimento econômico local: “É muito bonito vermos o povo reunido no entorno da cultura, nesse clima de celebração, e de todo poder da cultura de trazer um pouco de entretenimento e, ao mesmo tempo, de desenvolvimento econômico”. A festa também teve repercussão positiva no comércio local. Joílson Lima, vendedor de produtos no evento, afirmou:
“A pré-micareta aqui é legal porque a gente pode fazer uma vendagem, ter um complemento”.
O Governo do Estado destinou R$ 26 milhões para a Micareta de Feira de Santana 2025, distribuídos entre segurança, saúde, atrações e cuidados com os foliões e trabalhadores. Desses, R$ 12 milhões foram destinados ao reforço da segurança, que contará com a participação de 8.600 policiais militares e civis, bombeiros e membros do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Além disso, a segurança será monitorada com o uso de tecnologia: 400 câmeras de videomonitoramento, 8 portais de abordagem, 424 rádios LTE, drones e o Centro Integrado de Comunicação e Controle Móvel.
A Micareta 2025 tem início em 1º de maio e segue até 4 de maio. Para o evento, a Secult-BA já garantiu a apresentação de 14 entidades afro, cujos desfiles serão financiados pelo Programa Ouro Negro, que promove a participação de instituições culturais de matriz africana em eventos populares no estado. Entre os destaques da programação estão os blocos Quilombo, a primeira agremiação de reggae a desfilar na Micareta de Feira, e Flor de Ijexá, que celebra seus 44 anos de história.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




