A pesquisa AtlasIntel, divulgada nesta terça-feira (26/03/2025), aponta que 49,6% dos entrevistados classificam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ruim ou péssimo, queda em relação aos 50,8% registrados em fevereiro. A avaliação ótima ou boa segue em 37,4%, enquanto 12,5% consideram o governo regular.
A desaprovação ao presidente permanece em 53,6%, praticamente estável em relação ao mês anterior, enquanto a aprovação recuou para 44,9%. O levantamento, realizado em parceria com a Bloomberg e divulgado pelo portal UOL, também avaliou a percepção da população sobre a economia e o cenário político.
Imagem de Lula e Bolsonaro
Os dados mostram que a imagem positiva de Jair Bolsonaro (PL) subiu para 48%, enquanto a negativa caiu para 49%. Já a imagem de Lula apresentou queda, com 45% de avaliações positivas e 53% de negativas. Pela primeira vez, a rejeição a Bolsonaro empata tecnicamente com a avaliação positiva dentro da margem de erro.
Cenário eleitoral para 2026
Mesmo inelegível até 2030, Bolsonaro segue influente no cenário político. Nas simulações para o primeiro turno das eleições presidenciais de 2026, Lula lidera com 41,7%, seguido por Tarcísio de Freitas (Republicanos), que soma 33,9%.
Em projeções de segundo turno, o atual presidente empataria com Tarcísio e Bolsonaro, mas perderia para Pablo Marçal (PRTB). Por outro lado, Lula venceria candidatos como Ronaldo Caiado (União Brasil), Eduardo Leite (PSDB) e Romeu Zema (Novo).
Percepção econômica
A pesquisa aponta que 55% dos entrevistados avaliam a situação econômica do país como ruim. A inflação preocupa 86,6%, e 44% consideram o mercado de trabalho insatisfatório.
Sobre as expectativas futuras, 45% acreditam na melhora do emprego, enquanto 30% esperam piora. Para a situação financeira das famílias, 43% preveem melhora, enquanto 45% esperam dificuldades.
O levantamento também indica que 75% dos entrevistados afirmam que sua renda não acompanha a inflação. Como consequência, 55,8% trocaram produtos por opções mais baratas, e 53,9% buscam mais promoções. Para 56,9%, a política econômica do governo é a principal responsável pelo aumento dos preços.
A pesquisa AtlasIntel foi realizada entre 20 e 24 de março de 2025, com 4.659 entrevistados, e tem margem de erro de um ponto percentual.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




