A primeira edição da meia maratona 21K Salvador aconteceu na manhã deste domingo, com destaque para as vitórias de Lucas Paulo Ferreira Barbosa, de Belo Jardim, Pernambuco, e Jeane Barreto dos Santos, de Santo Antônio de Jesus, Bahia. Barbosa conquistou o primeiro lugar no masculino com o tempo de 1:06:54, enquanto Barreto venceu no feminino com 1:17:52.
A corrida teve início no Largo do Campo Grande por volta das 5h30, com percurso até a nova Orla de Pituaçu. Participaram aproximadamente 4,5 mil atletas, incluindo competidores nas provas de 10 km e 5 km, com largada a partir da praia do Corsário às 5h40. Barbosa, que dividiu a liderança da prova com o mineiro Giovani dos Santos, que ficou em segundo, comemorou sua vitória:
“Eu vim pra vencer, e graças a Deus deu tudo certo. É uma prova muito difícil, com umidade alta. Mas, mesmo com os quenianos, que trabalham em equipe, conseguimos ganhar a prova”.
O melhor colocado entre os atletas estrangeiros foi Edward Mutunga Wambua, do Quênia, que terminou em 5º lugar. No feminino, Jeane Barreto, que já venceu outras competições, como a Corrida Sagrada durante as festividades da Lavagem do Bonfim, comentou sobre sua trajetória:
“Minha vida mudou muito com as corridas, e hoje não me vejo sem isso”.
Douglas Cerqueira, diretor da MP3, organizadora da prova, destacou o sucesso do evento e o aumento da participação internacional, com cerca de 30% dos atletas vindo de fora de Salvador, inclusive de outros países.
“Estamos muito felizes com o sucesso da Corrida. Conseguimos garantir toda a qualidade esperada, com balizamento de percurso perfeito, pontualidade de largada, além de uma série de ações e ativações para encantamento dos atletas”, afirmou.
A 21K Salvador faz parte do Calendário de Turismo Esportivo de Salvador e conta com a parceria de importantes marcas, como a Olympikus, que investiu na cidade com provas como a 21K Salvador e a Maratona Salvador. Além disso, o evento conta com o apoio da Prefeitura de Salvador, Governo do Estado e Federação Baiana de Atletismo (FBA), além de diversas empresas do setor esportivo e farmacêutico.
A prova também possui o “Permit Ouro”, certificação da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que atesta a qualidade e organização do evento.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




