Mais de sete mil mulheres participaram da campanha Março Lilás em Feira de Santana

Mais de sete mil mulheres participaram da campanha Março Lilás em Feira de Santana, realizada durante o mês de março, com foco na prevenção e detecção precoce do câncer de colo do útero. A mobilização foi conduzida principalmente no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) Aristides Maltês e coordenada pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana.

Foram realizados 1.953 exames preventivos (Papanicolau), recomendados para mulheres entre 25 e 64 anos que já iniciaram a vida sexual. O exame permite a identificação precoce de alterações celulares no colo do útero, fundamentais para o tratamento eficaz da doença. A campanha também incluiu mutirões aos sábados, com o objetivo de ampliar o acesso ao atendimento preventivo.

Além dos exames citopatológicos, a campanha promoveu a realização de diversos procedimentos de imagem. Entre os exames realizados no CMPC, destacam-se:

  • 1.919 ultrassonografias transvaginais

  • 1.286 ultrassonografias de abdômen total

  • 422 ultrassonografias mamárias

  • 1.073 ultrassonografias de tireoide

No campo das consultas especializadas, foram registrados:

  • 384 atendimentos ginecológicos

  • 160 consultas com gastroenterologistas

A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, ressaltou a importância das campanhas educativas e preventivas para ampliar o acesso das mulheres aos serviços públicos de saúde e reduzir a incidência de doenças ginecológicas. Ela também destacou a prioridade da atual gestão em zerar a fila de espera da regulação municipal, promovendo atendimento contínuo de segunda a sexta-feira e nos finais de semana.

A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a saúde da mulher, utilizando estratégias de prevenção como forma de reduzir os casos de câncer ginecológico e fortalecer o acesso regular aos exames essenciais.

A campanha Março Lilás integra o calendário anual de ações da Fundação Hospitalar e conta com o apoio de profissionais de diversas especialidades, com foco na ampliação da cobertura de exames e consultas no Sistema Único de Saúde (SUS). A Prefeitura de Feira de Santana informou que novas campanhas estão previstas para os próximos meses, com o objetivo de manter o cronograma contínuo de ações preventivas em saúde pública.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading