O município de Conde-BA realiza até o dia 12 de abril de 2025 o Festival SiribAção – Valorização e Celebração das Artes e Saberes do Conde. O evento, que ocorre desde 2016, promove oficinas socioeducativas, apresentações artísticas e a Caminhada Cultural. A programação é gratuita e atende diretamente 300 crianças e jovens, além de familiares e integrantes das comunidades locais.
A iniciativa é organizada pela Associação Siribeira, com o objetivo de fomentar e difundir a cultura popular, consolidando um trabalho de 20 anos de atuação na região. O festival mobiliza mestres e artistas da Bahia e de outros estados do país, que ministram atividades voltadas ao ensino e preservação de manifestações culturais.
A programação inclui Capoeira, Percussão, Dança Afro, Hip-Hop, Jongo e Samba de Roda, além de oficinas de Grafite, Amarração de Turbantes, Contação de Histórias, Desenho e Pintura, Lettering e Criação de Bonecas Abayomis. Entre os nomes confirmados estão Mestra Claudinha Kastrup e Mestra Japa, do Rio de Janeiro; Mestre Paulão, Mestre Bida e Mestre Cléber, de Brasília; Mestre Soneca, de Recife; Professor Victor Paes, do Rio Grande do Norte; e Eduane Rudhá, percussionista e pesquisador, de Salvador.
O festival também conta com a participação de grupos tradicionais, como o Samba de Roda e Chegança Feminina de Arembepe e o Samba de Roda da Barquinha de Bom Jesus dos Pobres. A programação inclui ainda apresentações de iniciativas como os Palhaços da Rio Vermelho, Projeto Tamar e o Laboratório de Popularização das Ciências Físicas (LaPoCFis), de Feira de Santana.
Entre os momentos mais esperados do festival está a Caminhada Cultural, programada para 11 de abril, que percorrerá aproximadamente 2 km por diversas comunidades. O encerramento acontece no dia 12 de abril, no Barracão da Siribeira, localizado no distrito de Siribinha.
De acordo com Mestre Careca (Roberto Ribeiro Câmara), diretor da Associação Siribeira, o festival reforça a importância da valorização das tradições culturais locais. “Estamos muito felizes em receber nossos mestres e mestras novamente, especialmente neste momento em que o Barracão foi totalmente reformado para acolher o evento”, afirmou.
O Festival SiribAção é uma realização da Associação Sócio Artístico Cultural e Ambiental do Conde – Siribeira e do Ministério da Cultura, em parceria com a Tráfego de Ideias e o Instituto IDI. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal do Conde e patrocínio da Pan American Silver Brasil, Neoenergia Coelba e Instituto Neoenergia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Histórico e impacto do evento
A Associação Siribeira iniciou suas atividades no município do Conde-BA em 2004, com o objetivo de suprir lacunas assistenciais, culturais e educativas para crianças, adolescentes e jovens. Em 2010, a iniciativa expandiu-se para outras comunidades, atendendo atualmente 12 localidades focais.
O Conde-BA, localizado no Litoral Norte da Bahia, possui uma população estimada de 23.654 habitantes (IBGE, 2022) e tem como principais atividades econômicas o turismo, a cultura do coco, a pesca e a pecuária.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




