O Sistema das Nações Unidas no Brasil lançou, na terça-feira (09/04/2025), o Relatório Anual 2024, com o objetivo de apresentar os resultados das ações conduzidas no país durante o último ano. O relatório reúne informações sobre 351 iniciativas desenvolvidas em conjunto com os três níveis de governo, com foco em temas como educação, saúde, equidade, renda e direitos humanos.
De acordo com a Coordenadora Residente da ONU no Brasil, Silvia Rucks, o documento é uma ferramenta de monitoramento e prestação de contas, reunindo dados sobre as ações, os investimentos realizados e os resultados alcançados. Em 2024, o investimento total do Sistema ONU no Brasil foi de US$ 155 milhões.
As ações seguiram o Marco de Cooperação 2023-2027, que orienta o planejamento, a implementação e a avaliação das atividades da ONU no país. O marco está estruturado em cinco eixos temáticos: transformação econômica, inclusão social, meio ambiente e clima, governança institucional e ações humanitárias integradas ao desenvolvimento sustentável.
Destaques do Relatório Anual 2024
O relatório apresenta dez pontos de destaque entre as principais ações executadas no Brasil ao longo de 2024:
-
Resposta emergencial às enchentes no Rio Grande do Sul
-
Atuação frente às secas e queimadas em diversas regiões
-
Mobilização de R$ 55 milhões para o Fundo Brasil-ONU para a Amazônia
-
Apoio técnico à elaboração da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) para redução de emissões de gases do efeito estufa
-
Realização de 55 missões oficiais de autoridades da ONU ao Brasil
-
Apoio à delegação brasileira de jovens no Y20
-
Engajamento na Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
-
Participação do Brasil na Cúpula do Futuro
-
Adoção do ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial
-
Apoio técnico à presidência brasileira do G20
Parcerias e Financiamento
O Sistema ONU atuou em colaboração com 341 parceiros, incluindo órgãos do governo federal, estadual e municipal, além de instituições acadêmicas, do setor privado e da sociedade civil. O relatório também informa a origem dos recursos financeiros, a execução orçamentária e os desafios enfrentados na implementação das ações.
As iniciativas priorizaram o atendimento a grupos populacionais em situação de vulnerabilidade e buscaram promover a sustentabilidade ambiental e a equidade social em todas as regiões do país.
Marco de Cooperação ONU-Brasil
Assinado em 2023, o Marco de Cooperação é o principal instrumento que define as bases da atuação da ONU no Brasil. O documento foi construído de forma participativa com o Estado brasileiro e é orientado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O marco define metas e indicadores específicos para cada eixo temático, com foco na redução das desigualdades, no fortalecimento institucional e na promoção de um desenvolvimento sustentável e inclusivo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




