O meio-campista Oscar Gloukh, de 21 anos, será um dos representantes do Salzburg no Mundial de Clubes da FIFA 2025™, nos Estados Unidos. O jogador é apontado como o principal articulador do meio-campo do clube austríaco e um dos nomes de destaque entre os jovens talentos da competição.
Revelado pelo Maccabi Tel Aviv, Gloukh foi contratado em janeiro de 2023 por 7 milhões de euros. Desde então, passou a integrar o elenco principal do Salzburg e a contribuir com regularidade tanto no Campeonato Austríaco quanto em competições internacionais, como a UEFA Champions League.
Com 1,70m de altura, atua preferencialmente como meia ofensivo e também pode desempenhar a função de ponta esquerda. Sua movimentação entre os setores do campo e participação direta na construção das jogadas ofensivas colocam o israelense como peça fundamental no modelo de jogo do Salzburg.
Na temporada 2024/25, Gloukh manteve participação ativa no desempenho da equipe, com estatísticas relevantes em passes para finalização, participações com a bola e gols de longa distância. Seu desempenho o colocou entre os jogadores sub-21 mais observados do futebol europeu.
Entre os principais marcos da carreira de Gloukh estão:
-
Campeonato Austríaco 2022/23, conquistado em sua primeira temporada no clube;
-
Vice-campeonato europeu sub-19 com Israel em 2022, marcando três gols no torneio;
-
Semifinal do Campeonato Europeu Sub-21 de 2023;
-
Participação nos Jogos Olímpicos Paris 2024, como titular da seleção de Israel;
-
20 jogos e 3 gols pela seleção principal de Israel até o momento.
Gloukh também foi incluído entre os 25 finalistas do prêmio Golden Boy, promovido pelo jornal Tuttosport, que reconhece o melhor jogador sub-21 da Europa. O vencedor foi Lamine Yamal, do Barcelona.
No cenário internacional, tornou-se o jogador israelense mais jovem a marcar um gol na Liga dos Campeões da UEFA, feito alcançado no dia 20/09/2023, em partida contra o Benfica. O gol que marcou na final do Campeonato Europeu Sub-19 de 2022 foi eleito o melhor do torneio, e ele foi incluído na seleção da competição.
Para o diretor esportivo Rouven Schröder, Gloukh tem “papel estratégico” dentro da equipe, sendo responsável por assistências e controle de ritmo. O ex-treinador Matthias Jaissle destacou sua técnica e eficiência em espaços curtos como diferenciais que influenciam diretamente nos resultados das partidas.
O Salzburg enfrentará no Mundial os clubes Al Hilal, Pachuca e FC Salzburg, em confrontos válidos pelo Grupo H, com a possibilidade de cruzar com Atlético de Madrid ou Chelsea na fase eliminatória.
*Com informações da FIFA.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




